Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16677
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_RitaDeCaciaBordone_tcc.pdf1,7 MBAdobe PDFver/abrir
Título: O uso do celular nas aulas de arte
Autor(es): Bordone, Rita de Cácia
Orientador(es): Cordeiro, Marisa Araújo
Assunto: Arte e tecnologia
Tecnologia na educação
Dispositivos móveis
Artes visuais - estudo e ensino
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 24-Abr-2017
Referência: BORDONE, Rita de Cácia. O uso do celular nas aulas de arte. 2015. 28 f., il. Trabalho de conclusão do curso (Licenciatura em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Ipatinga-MG, 2015.
Resumo: O presente trabalho tem como tema “O uso do celular nas aulas de arte” e propõe procurar respostas ao questionamento: como o celular pode ser utilizado didaticamente nas aulas de artes visuais? Existem leis governamentais proibindo o uso do aparelho pelos alunos. Assim, professor e aluno não entram em acordo. O professor quer mostrar no quadro o seu conteúdo e o aluno quer ver na tela do seu celular mensagens, imagens e movimentos. Diante deste conflito surgiu a necessidade desta pesquisa com a intenção de verificar se o aparelho celular, com as suas tecnologias, pode oportunizar aprendizagem mais significativa e atraente para alunos que estão cada vez mais interessados na informatização. A pesquisa foi realizada nas Escolas Estaduais Caetana America de Menezes e Escola Estadual Nilza Luzia Butta no município de Ipatinga-MG, com característica distintas conforme descritas em seus PPP- Projeto Político Pedagógicos. Na parte prática da pesquisa foram realizadas atividades usando o celular com editor de imagens para que os alunos realizassem interferências em imagens de obras artísticas, o objetivo principal da pesquisa foi de investigar uso de mídias móveis na aplicação do conteúdo de artes visuais em sala de aula, identificando junto aos alunos a sua habilidade com o uso do editor de imagens. Usar desta ferramenta nas aulas de arte proporcionou interesse, participação e muita criatividade e o resultado positivo apresentado ao final da pesquisa nos direciona ao uso do celular como mais uma possibilidade na aplicação dos conteúdos de arte nas salas de aulas.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão do curso (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2015.
Aparece na Coleção:Artes Visuais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons