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dc.contributor.advisorCaixeta, Juliana Eugênia-
dc.contributor.authorSantos, Bruno Abreu dos-
dc.identifier.citationSANTOS, Bruno Abreu dos. As concepções dos professores da FUP sobre os impactos do ensino de ciências nas crenças religiosas dos alunos. 2016. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2016.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Licenciatura em Ciências Naturais, 2016.pt_BR
dc.description.abstractDiante da diversidade de conhecimentos existentes e as diferentes formas de se ver o mundo, não se pode afirmar que um tipo de conhecimento é superior a outro. No entanto, cada pessoa possui um posicionamento diferente quando se trata de ciência e religião. Por tanto, esta pesquisa teve por objetivo identificar as concepções dos professores da FUP sobre os impactos do ensino de ciências nas crenças religiosas dos alunos. A metodologia utilizada foi qualitativa; para dar maior liberdade aos professores para colocarem suas concepções sobre a temática, foram feitas entrevistas. Como resultado, pode-se observar que grande parcela dos professores possui alguma crença ou formação religiosa e acreditam que o fato de possuir ou não formação/crença religiosa não influencia os conteúdos de suas aulas. Por outro lado, acreditam que a religião pode colaborar para que os alunos se tornem autorregulados por posturas mais solidárias. A maioria dos professores salientam que, com o contato com o conhecimento científico e sua metodologia, os alunos podem se tornar mais críticos em relação aos dogmas de suas religiões.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordProfessores de ciênciapt_BR
dc.subject.keywordFaculdade UnB Planaltina (FUP)pt_BR
dc.subject.keywordCiências - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordReligiãopt_BR
dc.titleAs concepções dos professores da FUP sobre os impactos do ensino de ciências nas crenças religiosas dos alunospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2017-04-24T14:41:19Z-
dc.date.available2017-04-24T14:41:19Z-
dc.date.submitted2016-06-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/16676-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1Given the diversity of knowledge and different ways of seeing the world, one can not say that one type of knowledge is superior to another. However, each person has a different position when it comes to science and religion. Therefore, this study aimed to identify the conceptions of the FUP teachers on the teaching of science impacts on the religious beliefs of students. The methodology was qualitative; to give greater freedom to teachers to put their views on the subject, interviews were conducted. As a result, it can be observed that a large proportion of teachers have any belief or religious training and believe that the fact of having or not training / religious belief does not influence the content of their lessons. On the other hand, they believe that religion can collaborate so that students become more supportive for existing legitimate positions. Most teachers point out that, with the contact with scientific knowledge and methodology, students can become more critical of the dogmas of their religion.pt_BR
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