Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/16669
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_GabrielPereiraFortes_LucasdeAndradeArueiraCampos_tcc.pdf5,84 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Ferramenta para dimensionamento e análise de viabilidade técnica de sistemas fotovoltaicos
Autor(es): Fortes, Gabriel Pereira
Campos, Lucas de Andrade Arueira
Orientador(es): Severino, Mauro Moura
Assunto: Sistema fotovoltaico
Energia elétrica
Energia solar
Data de apresentação: 2012
Data de publicação: 24-Abr-2017
Referência: FORTES, Gabriel Pereira; CAMPOS, Lucas de Andrade Arueira. Ferramenta para dimensionamento e análise de viabilidade técnica de sistemas fotovoltaicos. 2012. xvi, 68 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia Elétrica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Resumo: Este trabalho trata de um estudo de dimensionamento e análise de sistemas fotovoltaicos isolados. Nele são usados dados de insolação e temperatura fornecidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), dos anos 2000 a 2009, para dimensionar e criar simulações do funcionamento de um sistema fotovoltaico ao longo desses anos. Os dados são inseridos numa ferramenta desenvolvida em Excel, permitindo que um usuário, especialista em sistemas fotovoltaicos, obtenha informações que o ajudarão a verificar a viabilidade da instalação de um sistema fotovoltaico em sua casa e a tomar decisões. O presente estudo permitiu uma análise abrangente por meio do dimensionamento do banco de baterias, curvas de geração e de carga (comercial e residencial), fornecendo informações como o número de interrupções no fornecimento de energia elétrica pelo sistema e duração ao longo dos anos, enquadrando-os nos indicadores DIC e FIC definidos pela agência reguladora Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Foram apresentadas análises de diversos cenários e suas principais conclusões. Os resultados obtidos atenderam as expectativas do trabalho e se mostram de grande importância nas decisões de implantação ou não de sistemas fotovoltaicos isolados, baseando-se em dados reais. Não faz parte do objetivo do trabalho a análise econômica desses sistemas, sendo o foco voltado apenas para a análise técnica e de viabilidade. Sendo assim, o trabalho abre margem para o desenvolvimento de projetos futuros, com melhorias da ferramenta de modo a obter informações cada vez mais precisas e conclusivas para o usuário.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Elétrica, 2012.
Aparece na Coleção:Engenharia Elétrica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons