Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16667
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_AndersonNevesDosSantos_tcc.pdf384,25 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A participação da comunidade escolar na avaliação institucional
Autor(es): Santos, Anderson Neves dos
Orientador(es): Silva, Edileuza Fernandes da
Coorientador(es): Pereira, Maria Susley
Assunto: Avaliação educacional
Comunidade e escola
Data de apresentação: Dez-2015
Data de publicação: 24-Abr-2017
Referência: SANTOS, Anderson Neves dos. A participação da comunidade escolar na avaliação institucional. 2015. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O presente estudo aborda um dos temas que tem ganhado centralidade na área da educação: a participação da comunidade escolar na avaliação institucional da escola. Tendo como referência uma escola pública do Distrito Federal, buscou-se compreender a participação dos segmentos de pais/mães/responsáveis e servidores/as da carreira Assistência à Educação do DF na Avaliação Institucional da Escola Ipê Branco. Para tanto, realizou-se uma investigação com abordagem qualitativa a qual oferece, em seus pressupostos, subsídios fundamentais que viabilizam o estudo dos fenômenos que ocorrem na educação. Foi uma pesquisa do tipo estudo de caso, objetivando analisar especificamente dois aspectos: as concepções de Avaliação Institucional dos participantes da pesquisa e as estratégias da escola para promover a participação de pais/mães/responsáveis e servidores/as da carreira Assistência à Educação do DF na avaliação Institucional. Análise documental e questionários foram os instrumentos adotados para a construção dos dados, os quais foram analisados em consonância com os teóricos estudados e os objetivos da pesquisa, empregou-se a proposta de triangulação das informações e dos conhecimentos. Os documentos analisados foram: Projeto Político Pedagógico da escola, Plano de Trabalho da Gestão Escolar e Atas de reuniões/encontros. Participaram da pesquisa, uma gestora escolar, cinco servidores/as da carreira Assistência à Educação do DF e cinco pais/mães/responsáveis. Constatou-se a existência de diferentes concepções acerca da avaliação institucional entre os interlocutores/as da pesquisa. Percebeu-se que as estratégias desenvolvidas pela escola não promovem a participação ativa dos segmentos que a formam. Há um perceptível distanciamento entre a prática da Avaliação Institucional da escola investigada e os documentos da SEEDF, especialmente as Diretrizes de Avaliação Educacional: Aprendizagem, Institucional e em Larga Escala (2014 – 2016), o que compromete a natureza formativa da avaliação institucional.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2015.
Aparece na Coleção:Coordenação Pedagógica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons