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2015_ClaudiaLucasDeLacerda_tcc.pdf1,04 MBAdobe PDFver/abrir
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dc.contributor.advisorMachado, Liliane Campos-
dc.contributor.authorLacerda, Cláudia Lucas de-
dc.identifier.citationLACERDA, Cláudia Lucas de. O coordenador pedagógico como intermediador de conflitos disciplinares no ambiente escolar. 2015. 66 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2015.pt_BR
dc.description.abstractEste estudo tem como objetivo determinar o papel do coordenador frente aos conflitos disciplinares que ocorrem na escola. O coordenador pedagógico, muitas vezes, encontra-se envolvido em múltiplas atividades na escola, perdendo o foco do seu trabalho, que é o pedagógico. Para fundamentar esta pesquisa, foram utilizados os referenciais teóricos de vários autores, tais como La Taille (1994), Pedro-Silva (2014), Vasconcellos (2009) e Parrat-Dayan (2008). Na metodologia, optou-se por um estudo qualitativo, exploratório e descritivo. Os dados da pesquisa foram coletados através de questionários fechados para os alunos e questionários semiabertos para os professores, coordenadores e gestoras. Alguns dados apontam que o papel do coordenador não está bem definido dentro da escola, que os professores têm sofrido com os problemas disciplinares, que existem alunos usuários de drogas, sendo que a maioria dos professores tem conhecimento desse fato, mas alguns professores o desconhecem, o que pode traduzir em falta de comunicação. Com este trabalho, chega-se à conclusão de que a função do coordenador deve ser repensada, principalmente no que diz respeito às questões disciplinares; e, ainda, que os professores precisam do coordenador pedagógico como parceiro, alguém que os ouça e que, juntos, encontrem soluções para diminuir os problemas disciplinares no âmbito escolar.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordCoordenadores pedagógicospt_BR
dc.subject.keywordDisciplina escolarpt_BR
dc.subject.keywordEstudantes - indisciplinapt_BR
dc.titleO coordenador pedagógico como intermediador de conflitos disciplinares no ambiente escolarpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2017-04-19T14:55:13Z-
dc.date.available2017-04-19T14:55:13Z-
dc.date.submitted2015-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/16657-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.contributor.advisorcoNascimento, Juscelino Francisco do-
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