Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16653
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_LuisHenriqueCastro_tcc.pdf5,81 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Projeto, confecção e montagem de uma expansão abrupta para visualização de escoamentos
Autor(es): Castro, Luís Henrique Fraga
Orientador(es): Gontijo, Rafael Gabler
Assunto: Fluidos
Escoamento (Engenharia)
Hidrodinâmica
Dinâmica dos fluidos
Data de apresentação: Nov-2016
Data de publicação: 19-Abr-2017
Referência: CASTRO, Luís Henrique Fraga. Projeto, confecção e montagem de uma expansão abrupta para visualização de escoamentos. 2016. [103] f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: O presente trabalho consiste no projeto, construção e operação de uma bancada experimental, para o laboratório de mecânica do fluidos da Universidade de Brasília, que busca estudar o problema clássico da hidrodinâmica referente ao escoamento de um fluido sob uma expansão abrupta. Para a seção de projeto é desenvolvido o conceito da bancada, as suas dimensões, o sistema do degrau, a escolha do material para confecção da bancada, a escolha dos tipos de fluido de trabalho, a bomba para o fluxo do escoamento, o material para confecção da tubulação, a escolha do sistema de medição de vazão e a escolha do sistema de aquisição de dados. Para a seção de construção é desenvolvidos desenhos de fabricação, construção de toda a estrutura da bancada e seus sistemas periféricos e de auxilio, além de um sistema de extra de visualização do escoamento. Para a seção de operação é proposto a forma de como se deve utilizar cada peça móvel da bancada experimental e de seus sistemas periféricos, além de como proceder no processo de experimentação. Para a seção do experimento é realizado alguns experimentos testes de visualização do escoamento que revelam regiões distintas dentro do escoamento na condição de expansão abrupta.
Abstract: The present work consists of the design, construction and operation of an experimental bench for the fluid mechanics laboratory of the University of Brasília, which aims to study the classical problem of hydrodynamics related to the flow of a fluid under an abrupt expansion. For the design section the concept of the workbench is developed, its dimensions, the step system, the choice of workbench material, the choice of working fluid types, the pump for the flow of the flow, the material for The selection of the flow measurement system and the choice of the data acquisition system. For the construction section are developed manufacturing drawings, construction of the whole structure of the bench and its peripheral and auxiliary systems, in addition to an extra system of visualization of the flow. For the section of operation is proposed how to use each mobile piece of experimental bench and its peripheral systems, as well as how to proceed in the experimentation process. For the section of the experiment is carried out some experiments visualization tests of the flow that reveal distinct regions inside the flow in the condition of abrupt expansion.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Mecânica, 2016.
Aparece na Coleção:Engenharia Mecânica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons