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Título: Aplicação da teoria da distância crítica para estimar a vida de componentes com entalhe em regime de fadiga de médio
Autor(es): Bosco, Joyce de Almeida Godinho
Orientador(es): Ferreira, Jorge Luiz de Almeida
Assunto: Resistência de materiais
Materiais - fadiga
Fadiga (Mecânica)
Data de apresentação: 30-Nov-2016
Data de publicação: 19-Abr-2017
Referência: BOSCO, Joyce de Almeida Godinho. Aplicação da teoria da distância crítica para estimar a vida de componentes com entalhe em regime de fadiga de médio. 2016. 80 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Este trabalho consiste em uma revisão e análise crítica sobre as possibilidades do uso da reformulação da Teoria da Distância Crítica, aproximada pelo Método do Ponto, proposta pelos pesquisadores Susmel e Taylor (2007), para a previsão de vida, em regime de médio ciclo, de corpos enfraquecidos por qualquer tipo de entalhe sob regimes de tração e flexão para razões de carregamento de R = 0:1 e R = 1 para o primeiro e R=0:1 para o segundo, aproximadas tanto para o Estado Plano de Tensões quanto para o Estado Plano de Deformações. Essa reformulação parte do pressuposto que a distância crítica muda com o número de ciclos para a falha e há uma função de potência que associas ambos. Para o levantamento dessa curva utiliza-se duas curvas de fadiga, uma gerada com um CP sem entalhe e outra com CP com entalhe, e outra que relaciona a distribuição de tensões à raiz do corpo entalhado escolhido. Posteriormente a confiabilidade do método foi testada através de uma iteração que usa a curva L-N levantada, a curva que associa a distribuição de tensões a distância à raiz do entalhe para diferentes CPs e a curva de fadiga do corpo plano, para o cálculo de uma Vida Estimada Ne que será comparada à um chute inicial da iteração, a Vida Prevista Nf . Se ambos os valores são próximos, a aplicabilidade da curva L-N pode ser comprovada para a previsão da vida em fadiga para regimes de médio ciclo. A aplicação do método, para regimes de tração foi bem sucedido, com previsões caindo sempre dentro da faixa de dispersão aceitável. Estes resultados são muito interessantes, especialmente considerando que a TCD é de fácil implementação pois requer apenas uma análise de tensão linear-elástica. Para regimes de flexão, a curva L-N apresentou resultados atípicos, demandando mais pesquisas antes de sua aplicação.
Abstract: This work consists of a review and critical analysis of the possibilities of using the reformulation of the Theory of Critical Distance, by the Point Method, proposed by Susmel and Taylor (2007 ) for the prediction of life in midle-cycle regime, for components weakened by any kind of notch and under both traction and bending regimes for loading ratios of R = 0:1 and R = 1 for the first and R = 0:1 for the second, for both plane strain and plane stress state. This reformulation assumes that the critical distance changes with the number of cycles to failure, and there is a power function that you associate both. Two fatigue curves are used to lift this curve, one generated with a plane component, another with notched component, and another that relates the distribution of stresses to the root of the chosen notched specimens. Afterwards the reliability of the method was tested through an iteration using the raised L-N curve, the curve that associates the distribution of tensions at the distance to the root of the notch for different specimens and the fatigue curve of the flat body for the calculation of a Life Estimated Ne to be compared to an initial iteration kick, the Predicted Life Nf . If both values are close, the applicability of the L-N curve can be proved for the prediction of the fatigue life for medium-cycle regimes. The application of the method, under tension, was successful, with predictions always falling within the acceptable dispersion range. These results are very interesting, especially considering that TCD is easy to implement since it only requires a linear-elastic stress analysis. For bending regimes, the L-N curve presented atypical results, requiring more research before its application.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Mecânica, 2016.
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