Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16647
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_MariaSantosBatista_tcc.pdf1,02 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Espécies vegetais nativas da flora do Brasil utilizadas na alimentação da região Nordeste : diversificando a dieta e a produção agrícola
Autor(es): Batista, Maria Santos
Orientador(es): Camillo, Julcéia
Assunto: Alimentos naturais
Plantas comestíveis
Segurança alimentar
Data de apresentação: 8-Jul-2016
Data de publicação: 19-Abr-2017
Referência: BATISTA, Maria Santos. Espécies vegetais nativas da flora do Brasil utilizadas na alimentação da região Nordeste: diversificando a dieta e a produção agrícola. 2016. ii, 35 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Agronomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Desde o início da civilização a alimentação humana foi baseada na diversidade de plantas comestíveis existentes nos diversos continentes. Atualmente, das mais de 30000 espécies vegetais comestíveis conhecidas, apenas três são responsáveis por prover quase 80% das calorias consumidas no mundo. Resgatar os alimentos tradicionais significa diversificar a dieta alimentar e preservar a identidade cultural das comunidades humanas, sobretudo, daquelas mais pobres e em situação de insegurança alimentar, caso de boa parte da região Nordeste brasileira. Considerando a importância da biodiversidade e da agricultura familiar no contexto da segurança alimentar e nutricional do Brasil, especialmente na Região Nordeste, objetivou-se identificar algumas espécies nativas da flora do Brasil utilizadas como alimento na Região Nordeste, com vistas a resgatar os alimentos tradicionais, a diversificação da dieta alimentar e o portfólio de produtos para os agricultores familiar. Para tanto, foi realizado em amplo levantamento de dados que consistiu de entrevistas com moradores ou migrantes da Região Nordeste e uma ampla pesquisa bibliográfica em variadas fontes, a fim de elencar as espécies mais importantes. Foram levantadas informações sobre nome comum, nome científico, família botânica, partes usadas, formas de uso e informações agronômicas básicas. O levantamento de dados destacou 38 espécies de plantas nativas não-convencionais utilizadas como alimento na Região Nordeste do Brasil. As espécies relatadas foram subdivididas em três categorias básicas, de acordo com o uso principal: 27 espécies frutíferas, 9 hortaliças e 2 condimentos. Observou-se que as formas de uso destas plantas e as prepações culinárias são bastante diversificadas e podem variar de acordo com os Estados, ou mesmo entre regiões de um mesmo Estado. Algumas espécies elencadas, a exemplo da mangaba, maracujá, fisális, urucum e pimenta-rosa, já possuem algum grau de comercialização, sendo possível a obtenção e dados e monitoramento mínimo das quantidades comercializadas. Para a maioria das espécies citadas, a comercialização ainda é restrita à pequenas feiras regionais ou cultivos em quintais e nenhuma delas possui cadeia de produção estabelecida. Desta forma, sugere-se que sejam realizados estudos agronômicos básicos (seleção de matrizes mais produtivas, propagação, tratos culturais, colheita e pós-colheita), que viabilizem o cultivo e o uso comercial sustentável desta rica biodiversidade, até então negligenciada ou subutilizada.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, Campus Darcy Ribeiro, 2016.
Aparece na Coleção:Agronomia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons