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https://bdm.unb.br/handle/10483/16605
Título: | Avaliação do efeito térmico no limite de resistência à tração da liga 6201 utilizada em cabos condutores |
Autor(es): | Santos, Fábio Pereira |
Orientador(es): | Rosa, Daniel Monteiro |
Assunto: | Energia elétrica Energia elétrica - transmissão Linhas de transmissão |
Data de apresentação: | 23-Nov-2016 |
Data de publicação: | 12-Abr-2017 |
Referência: | SANTOS, Fábio Pereira. Avaliação do efeito térmico no limite de resistência à tração da liga 6201 utilizada em cabos condutores. 2016. xii, 80 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. |
Resumo: | O objetivo desse trabalho é quantificar a diminuição da resistência à tração em cabos condutores de alumínio liga 6201, bem como compreender quais mecanismos atuam na redução desse parâmetro. A partir de tratamentos térmicos realizados em dois modelos de cabos de alumínio liga 6201, foi possível simular o efeito gerado pelas sobrecargas. Dessa forma, foram quantificadas as perdas de resistência mecânica apresentadas pelos cabos por meio de ensaios destrutivos de tração. A análise da morfologia da falha e das alterações metalográficas do material (diminuição das fases da liga) permitiu observar modificações na estrutura química e na ductilidade dos arames, que podem ter influenciado nas perdas de resistência da liga. Tais resultados possibilitaram as discussões que estão presentes ao longo deste estudo. |
Abstract: | The goal of this essay is to quantify the tensile strength decrease in alloy 6201 aluminum conductor cables, as well as to understand which mechanisms contribute to reducing this parameter. From thermal treatments performed on two models of alloy 6201 aluminum cables, it was possible to simulate the effect generated by the overloads. Thus, we quantify the mechanical resistance losses presented by the cables through destructive traction assays. The analysis of the morphology of the ductile failure and metallographic alterations of the material (decrease of the alloy sample phases) allowed observing modifications on both chemical structure and ductility of the wire, which may have influenced on the alloy resistance losses. These results made possible the discussions presented throughout this study. |
Informações adicionais: | Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Mecânica, 2016. |
Aparece na Coleção: | Engenharia Mecânica
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