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Título: Projeto e construção de bancada de ensaios para estudo de sistemas de freio de bicicletas (II)
Autor(es): Araujo, Carlos Filipe de Queiroz
Orientador(es): Cueva Galárraga, Edison Gustavo
Assunto: Bancada didática experimental
Bicicletas
Freios de bicicleta
Dinamômetro
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 11-Abr-2017
Referência: ARAUJO, Carlos Filipe de Queiroz. Projeto e construção de bancada de ensaios para estudo de sistemas de freio de bicicletas (II). 2016. vi, 86 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia Automotiva)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Na análise de sistemas de freio, é muito importante simular a inércia que o corpo possui quando em movimento, pois esse fator altera completamente a forma como os freios irão se comportar durante a frenagem. Um dinamômetro de inércia simula a inércia que o sistema a ser estudado possui quando em movimento através de um disco de inércia. A bancada aqui dimensionada terá limitações quanto à quantidade de inércia capaz de simular, o intuito aqui é simular um sistema com massa de até 120 kg a uma velocidade máxima de 65 km/h. Foram feitos dois tipos de ensaio, de parada total e de drenagens cíclicas. Em cada ensaio, foram usados dois valores de carga de frenagem, 80N e 40N. A fim de saber quais eram os materiais que seriam usados nos ensaios, foi feito um estudo sobre a composição química de cada um deles e sobre suas respectivas microestruturas. Os ensaios de parada total sofreram grandes variações da força de atrito inicial e final, tanto nos ensaios com 80N quanto nos com 40N de carga de frenagem. Isso ocorreu devido à deposição de material das pastilhas na superfície do disco de freio. Os valores de perda de massa durante esses ensaios foram medidos e tiveram comportamento bastante linear. A variação da temperatura máxima foi extremamente parecida nos ensaios de 80N e 40N. A rugosidade da superfície variou de forma linear, porém o disco de freio foi alisado e as pastilhas sofreram aumento da rugosidade superficial. Quando realizados os ensaios de frenagem cíclica, a força de atrito se comportou de forma bastante homogênea, tendo o mesmo comportamento em todos os ensaios, com diferenças apenas entre os ensaios com cargas de frenagem distintas. O desgaste dos discos e das pastilhas também foi contínuo e sem grandes variações inesperadas. A rugosidade superficial nesses ensaios sofreu aumento em todos os componentes, e a variação deste fator foi muito similar em todos os ensaios, fator que justifica a forma como a força de atrito se comportou. O aspecto superficial dos discos de freio após cada tipo de ensaio foi bastante distinto, nos ensaios de parada total a superfície mostrava grandes marcas de frenagem, bastante evidentes e cheias de material aderido. Nos ensaios de frenagem cíclica, as marcas de frenagem eram menos evidentes, porém a quantidade de material na superfície também era bem elevada e perceptível.
Abstract: In brake system analysis is very important to consider the inertia the moving body has, because this factor can modify completely the way the brake system will behave during braking. An inertial dynamometer simulates the inertia of the moving body upon study by spinning an inertial disc. The bench here designed will have some restrictions on the quantity of inertia it will be able to produce. The intention is to simulate a system with maximum weight of 120 kg and a maximum speed of 65 km/h. Two types of analysis were done, complete stop ant cycling braking. In each analysis, two values of brake load, 80N and 40N. Looking forward to know what kind of material were used, a research about their chemical composition and microstructure took place. In the total stop analysis the friction force suffered an huge change from the initial to the final value, in the analysis with 80N of load such as in the analysis with 40N of load. It happened because of the material deposition in the disc brake surface. The weight loss during the analysis were measured and it’s behaviour were linear. The maximum temperature variation were extremely similar with loads of 80N and 40N. The superficial rough varies linearly, but the brake discs were smoothed and the brake pads rugh were increased. When the cyclic braking analysis took place, the behaviour of the friction force was very homogeneous, showing the same behaviour in all the analysis, with differences only when the load was changed. The weight losses were continuous and without big unexpected changes. The superficial rough in this analysis was increased in all the components, the behaviour of this factor was very similar through all the analysis, it justifies the friction force behaviour. The superficial aspect on the disc brakes after each type of analysis were very different, in the total stop analysis the surface showed huge braking marks, very easy to see and full of adhered material. In the cycling brake analysis, the braking marks weren’t so easy to see, but the amount of adhered material was very high and noticeable.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, Curso de Engenharia Automotiva, 2016.
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