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Título: Reconstrução computacional de vértebras de um fóssil de titanossauro através de escaneamento, modelagem e impressão 3D
Autor(es): Santos, Philipi Alves dos
Orientador(es): Costa, Ivan Ferreira da
Coorientador(es): Santucci, Rodrigo Miloni
Assunto: Impressora 3D
Fósseis
Data de apresentação: Dez-2016
Data de publicação: 10-Abr-2017
Referência: SANTOS, Philipi Alves dos. Reconstrução computacional de vértebras de um fóssil de titanossauro através de escaneamento, modelagem e impressão 3D. 2016. 22 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2016.
Resumo: Muitas vezes um fóssil não pode ser restaurado com a utilização de metodologias mais convencionais, pois geralmente pode se apresentar incompleto ou muito desgastado para permitir a sua consolidação e reconstrução, dificultando muito o trabalho de pesquisa científica e os trabalhos de replicação para exposição museográfica. Este projeto visa solucionar parte desse problema com a utilização de um scanner e uma impressora 3D, e vários softwares de edição de imagens 3D, com o objetivo de reconstruir um fóssil a ser estudado ou exposto em um museu. Graças às poderosas ferramentas foi possível reconstruir uma vértebra danificada de um dinossauro saurópodo e simular as medidas de vértebras ausentes a partir de uma única vértebra preservada, através de analises de várias medidas de dinossauros aparentados.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Licenciatura em Ciências Naturais, 2016.
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