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2011_AnaPaulaNunesOliveira.pdf1,07 MBAdobe PDFver/abrir
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dc.contributor.advisorVargas, Eduardo Raupp de-
dc.contributor.authorOliveira, Ana Paula Nunes-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Ana Paula Nunes. O processo de inovação em serviços intensivos em conhecimento: estudo de caso em serviços de software no Distrito Federal. 2011. 65 f. Monografia (Bacharelado em Administração)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2011.en
dc.description.abstractA análise do processo de inovação em serviços tem se mostrado elemento central para o avanço nas explicações da nova dinâmica intersetorial da atividade produtiva, protagonizada, em grande medida, pelos serviços. Diante de tal fato, este estudo analisou o processo de inovação em serviços intensivos em conhecimento (ou Knowledge intensive business services – Kibs) em empresas de software do Distrito Federal. Para tanto, utilizou-se, primordialmente, de uma base teórica existente em artigos científicos e de uma pesquisa qualitativa, tendo o estudo de caso como estratégia. Foram selecionadas quatro organizações que fazem parte das Empresas de Serviços de Informática, de acordo com a classificação da Pesquisa Anual de Serviços (IBGE, 2007), inseridas no ramo de empresas prestadoras de serviços de softwares do Distrito Federal. Em cada empresa foi desenvolvida pesquisa documental e entrevistas semi-estruturadas com informantes-chave, sobretudo entrevistas do tipo narrativa. Para análise dos dados, fez-se uso da análise de conteúdo, o que permitiu trabalhá-los dentre as categorias “caracterização da empresa e dos seus segmentos de atuação”, “identificação de casos de inovação”, “origem e seleção do projeto de inovação”, “conhecimentos que contribuíram para o desenvolvimento das inovações”, “atores engajados”, “barreiras à inovação e sustentabilidade” e “aprendizagem”. Dessa forma, o estudo mostrou-se capaz de identificar inovações desenvolvidas em segmentos de serviços intensivos em conhecimento e caracterizar os processos de inovação reconhecidos em tais empresas. São relatados novos produtos, novos processos, novos métodos de trabalho e novos comportamentos mercadológicos. Mais recorrentes foram as inovações de processos. Por outro lado, a inovação ad hoc foi identificada em apenas um caso. Foi possível ainda analisar os efeitos da participação de clientes em serviços de software no processo de inovação, seja a partir da transferência de conhecimento ou motivando o desenvolvimento de uma inovação. Por último, evidencia-se que os Kibs exercem papel de facilitadores da inovação, aliando conhecimento genérico disponível no ambiente ao conhecimento tácito disponível nas empresas.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordInovações tecnológicasen
dc.subject.keywordEmpresas de TIen
dc.titleO processo de inovação em serviços intensivos em conhecimento : estudo de caso em serviços de software no Distrito Federalen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladoen
dc.date.accessioned2011-05-02T14:24:50Z-
dc.date.available2011-05-02T14:24:50Z-
dc.date.issued2011-05-02T14:24:50Z-
dc.date.submitted2011-02-02-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/1657-
dc.language.isoPortuguêsen
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