Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16571
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_LilianeFernandes_tcc.pdf1,42 MBAdobe PDFver/abrir
Título: O computador como um recurso auxiliar na aprendizagem de artes
Autor(es): Fernandes, Liliane
Orientador(es): Cordeiro, Marisa Araújo
Assunto: Arte - estudo e ensino
Ensino - meios auxiliares
Tecnologia na educação
Arte e tecnologia
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 10-Abr-2017
Referência: FERNANDES, Liliane. O computador como um recurso auxiliar na aprendizagem de artes. 2015. 42 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Ipatinga-MG, 2015.
Resumo: O presente estudo tem como tema: O computador como um recurso auxiliar na aprendizagem de artes, e aborda o seguinte problema: Como o computador pode contribuir significativamente como um recurso auxiliar no processo de ensino / aprendizagem em artes na Escola Estadual Engenheiro Amaro Lanari Júnior para o ensino médio? O objetivo é investigar se o computador está sendo utilizado como um recurso auxiliar no ensino de artes. É relevante destacar a importância do uso do computador no cenário atual. Seus recursos estão inseridos no meio social e se estendem a área de educação. Sendo assim, a importância desta pesquisa se deve ao uso progressivo do computador e seus recursos no âmbito social e educacional atual, e se faz necessário propor práticas pedagógicas e abordar outras questões que viabilizem a construção efetiva do conhecimento nas aulas de artes. Para tanto, foram levantados dados referentes aos conhecimentos e domínio do conteúdo com os alunos do Ensino Médio Regular e EJA – Educação de Jovens e Adultos na Escola Estadual Engenheiro Amaro Lanari Júnior, em Ipatinga-MG. A metodologia utilizada foi quantitativa, utilizando-se de questionários para levantamento de dados, bem como, realização de oficinas para desenvolver a parte prática. Dessa forma, chegou-se a um resultado sobre a viabilidade e as especificidades do ensino da arte utilizando-se o computador como ferramenta auxiliar ao professor.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Decanato de Ensino de Graduação, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2015.
Aparece na Coleção:Artes Visuais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons