Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/1655
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_JulianaQueirosMiranda.pdf886,55 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O processo de entrada e os fatores de consolidação da empresa francesa CNP Assurances no mercado brasileiro
Autor(es): Miranda, Juliana Queirós
Orientador(es): Medeiros, Janann Joslin
Assunto: Internacionalização de empresas
Empresas multinacionais
Seguros
Data de apresentação: 4-Fev-2011
Data de publicação: 2-Mai-2011
Referência: MIRANDA, Juliana Queirós. O processo de entrada e os fatores de consolidação da empresa francesa CNP Assurances no mercado brasileiro. 2011. 67 f. Monografia (Bacharelado em Administração)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
Resumo: O trabalho objetiva descrever o processo e identificar os fatores de entrada da empresa francesa CNP Assurances no Brasil. Para isso, descreveram-se os fatores brasileiros e franceses que contribuíram para tornar real esta entrada estrangeira, identificando os propulsores de expansão de uma empresa de país desenvolvido para um país em desenvolvimento, como e porque foi realizada a entrada com uma empresa pública brasileira. Considerou-se necessária a revisão das principais teorias de internacionalização, como é realizada a internacionalização de serviços e dos serviços financeiros e, por fim, as estratégias de internacionalização. Este estudo de caso deu-se mediante a realização de pesquisa qualitativa e descritiva, por meio de entrevista com um gestor brasileiro e outro francês, ambos envolvidos no processo de entrada no Brasil, e ainda, uma análise documental dos principais demonstrativos financeiros. Por meio da pesquisa foi possível apontar que os resultados com respeito ao modo de entrada e às razões corroboram os resultados de estudos anteriores sobre o tema neste setor de serviços.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2011.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2011.02.TCC.1655
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons