Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16549
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_PhelipeSouzaAntunes_tcc.pdf881,86 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Determinação de parâmetros monociclicos de isolados de ramularia areola em algodoeiro
Autor(es): Antunes, Phelipe Souza
Orientador(es): Café Filho, Adalberto Corrêa
Coorientador(es): Rennó, Marcelo Henrique Lisboa
Assunto: Algodão - doenças e pragas
Data de apresentação: Jan-2017
Data de publicação: 7-Abr-2017
Referência: ANTUNES, Phelipe Souza. Determinação de parâmetros monociclicos de isolados de ramularia areola em algodoeiro. 2017. 23 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Agronomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: O objetivo deste trabalho foi determinar os parâmetros monociclicos de isolados de Ramularia areola em algodoeiro, a partir de inoculações controladas, em casa de vegetação, localizada na Estação Experimental de Biologia da UnB, e o experimento foi instalado em delineamento de blocos casualizados, com quatro repetições. A parcela experimental foi representada por seis plantas distribuídas em três vasos. Foram utilizados cinco isolados originados de distintas regiões produtoras de algodão. A inoculação foi por suspensão de esporos, dispersadas na parte aérea de plantas de algodão com pulverizador manual. A quantificação da doença foi realizada semanalmente, a partir do surgimento dos primeiros sintomas. Em cada tratamento foi estimada a severidade ao final da epidemia (Ymax) e a área abaixo da curva de progresso da doença (AACPD). Os dados foram submetidos à análise de variância e ao teste de Tukey, ao nível de 5% de probabilidade, para comparação de médias. As estimativas das taxas de progresso da doença (r) entre os tratamentos foram comparadas por meio do intervalo de confiança a 95% de probabilidade. O software SISVAR foi utilizado para as análises. Os isolados UnB-Ra69 (Costa Rica/MS) e UnB-Ra36 (Sapezal/MT) foram os mais agressivos e causaram maior severidade em plantas de algodão. Em seguida, em ordem decrescente de severidade seguiram-se os isolados UnB-Ra05 (Cristalina/GO), UnB-Ra52 (Balsas/MA) e UnB-Ra39 (Correntina/BA).
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, 2017.
Aparece na Coleção:Agronomia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons