Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/1654
Título: Causas de desmotivação no trabalho em uma empresa pública federal
Autor(es): Fernandes, Patrícia Ramos Silva
Orientador(es): Siqueira, Marcus Vinícius Soares
Assunto: Motivação no trabalho
Satisfação no trabalho
Comportamento organizacional
Serviço público - administração de pessoal
Data de apresentação: 2009
Data de publicação: 29-Abr-2011
Referência: FERNANDES, Patrícia Ramos Silva. Causas de desmotivação no trabalho em uma empresa pública federal. 2009. 67 f. Monografia (Especialização em Orçamento e Finanças)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
Resumo: Este trabalho pretende abordar um assunto que é de extrema importância para gestão pública moderna: motivação dos seres humanos em seu ambiente de trabalho. Para tanto, propõe-se enfocar o tema e entender a percepção dos trabalhadores sobre o conceito de motivação. O estudo foi realizado dentro de uma Empresa Pública Federal Brasileira, com os empregados do quadro efetivo da organização. Sabe-se que motivação é a força capaz de mover o indivíduo à ação, provocando no mesmo uma mobilização para iniciar e manter-se focado num objetivo ou meta, com dinâmica e persistência no desempenho das suas ações, dando menos relevância aos obstáculos e priorizando o sucesso na tarefa (ROBBINS, 2002). Pretende-se, portanto, discutir o processo de motivação realizado pela empresa, diante de um contexto organizacional que traz consigo a falta de contratação de empregados, por meio de concurso público, por cerca de 20 (vinte) anos. Este intervalo acentuado de falta de contratação, gerou pontos extremos em referência ao tempo de serviço dos empregados. Houve o enfraquecimento do estado motivacional de cada indivíduo, em virtude da rivalidade surgida entre “antigos” empregados, os quais representam a maioria e possuem mais de 20 (vinte) anos de tempo de serviço, e “novos” empregados, minoria com no máximo 4 (quatro) anos de serviço. O estudo também trará, dentre outros objetivos, a influência da motivação sobre as atitudes das pessoas e sobre os resultados para a empresa. São apresentados conceitos, alguns aspectos das teorias motivacionais desenvolvidas ao longo do tempo, motivos que podem causar a desmotivação. Em face do estudo, verifica-se a importante missão dos gestores em criar condições e métodos organizacionais que compatibilizem os objetivos individuais com os organizacionais, alcançando a auto-valorização dos colaboradores, gerando nestes uma força que os conduza a atitudes de realização dos objetivos organizacionais em sintonia com seus próprios objetivos individuais.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, 2009.
Aparece na Coleção:Orçamento e Finanças

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2009_PatriciaRamosSilvaFernandes.pdf191.31 kBAdobe PDFver/abrir


Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.