Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16539
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_ErikaCristinaCamposdaSilva_tcc.pdf642,09 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise dos projetos interdisciplinares desenvolvidos na disciplina de Estágio Supervisionado em ensino de Ciências Naturais 4 da Universidade de Brasília - Campus Planaltina
Autor(es): Silva, Érika Cristina Campos da
Orientador(es): Falcomer, Viviane Aparecida da Silva
Assunto: Estágios supervisionados
Professores de ciência - formação
Estudantes universitários - licenciatura
Educação básica
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 6-Abr-2017
Referência: SILVA, Érika Cristina Campos da. Análise dos projetos interdisciplinares desenvolvidos na disciplina de Estágio Supervisionado em ensino de Ciências Naturais 4 da Universidade de Brasília - Campus Planaltina. 2016. [31] f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: O processo de formação de professores exige discussões acerca dos desafios atuais presentes na sociedade contemporânea, como metodologias, enfoques e estratégias a serem utilizadas. Uma abordagem ainda carente na prática do professor em sala de aula da educação básica é a interdisciplinaridade, por isso, alguns autores acreditam que se faz necessário intensificar o estudo dessa abordagem, O estágio supervisionado é destacado, na formação de professores, como um instrumento de integração do licenciando estagiário com a realidade social e o contexto que o mesmo se encontra. Nessa perspectiva, pretendemos entender como os estudantes da disciplina Estágio Supervisionado em Ensino de Ciências Naturais 4 efetivam projetos interdisciplinares na Educação Básica. Quais as disciplinas estão sendo envolvidas no projeto? Alguns conteúdos aparecem com mais frequência que outros? Quais os recursos didáticos são mais comumentes empregados pelos estagiários? As atividades desenvolvidas atendem a qual forma de aprendizagem? Quais as principais dificuldades relatadas? Para isso, analisamos, por meio de uma pesquisa qualitativa, um total de 56 projetos realizados pelos estudantes entre o segundo semestre de 2013 e primeiro de 2016. Observamos que a disciplina que mais foi escolhida para se trabalhar a interdisciplinaridade em conjunto com Ciências Naturais foi Geografia, a maioria dos projetos foi desenvolvidos no ensino fundamental, de acordo com a seleção escolhida de conteúdos, podemos apontar como temas mais escolhidos: Água, Cerrado, Planeta Terra e Célula.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Licenciatura em Ciências Naturais, 2016.
Aparece na Coleção:Ciências Naturais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons