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Título: O descarte inadequado de resíduos na orla do Lago Paranoá : a necessidade de uma educação ambiental crítica
Autor(es): Rodrigues, Nathalia Chagas
Orientador(es): Layrargues, Philippe Pomier
Assunto: Resíduos sólidos
Educação ambiental
Data de apresentação: 12-Jan-2017
Data de publicação: 6-Abr-2017
Referência: RODRIGUES, Nathalia Chagas. O descarte inadequado de resíduos na orla do Lago Paranoá: a necessidade de uma educação ambiental crítica. 2017. 73 f., il.Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão Ambiental)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2017.
Resumo: O presente trabalho se refere ao descarte inadequado de resíduos sólidos na orla do Lago Paranoá, onde existe intenso uso público. Logo, a pesquisa objetiva identificar as causas do descarte inadequado e seus fatores contribuintes, assim podendo identificar, também, possíveis soluções e ainda avaliar o potencial de uma educação ambiental crítica para resolução do problema em questão. Baseando-se na hipótese de que a omissão do Poder Público pelo local também gera um descaso dos frequentadores, do contrário, se existissem estruturas básicas no local não haveria tanto problema com o lixo. Esta pesquisa utilizou questionários, que foram aplicados para os frequentadores em quatro pontos diferentes da orla, escolhidos de acordo com suas estruturas e levando em consideração a hipótese; além de entrevistas feitas com o Poder Público e lideranças comunitárias, visando, também, obter informações que pudessem enriquecer a pesquisa. Além, é claro, de uma análise de campo nas visitas às quatro localidades. Dentro das áreas estudadas temos que duas delas são classificadas como Unidades de Conservação Urbanas e as outras duas são áreas públicas. De acordo com as informações obtidas ao longo do trabalho chegou-se à conclusão de que uma educação ambiental crítica juntamente com a ação do Poder Público resultaria, se não na solução por completo do problema, em uma melhoria nas condições atuais. Segundo as vontades dos próprios frequentadores que acreditam na conscientização ambiental e na instalação de estruturas mínimas nas áreas de lazer. Logo, uma gestão participativa juntamente com uma educação ambiental crítica se mostraram relevantes, principalmente com os novos projetos apresentados pelo Estado para a desocupação da orla e a criação de mais espaços de lazer com acesso para toda a população, tornando o acesso ao lago mais democrático. Outras questões referentes ao Lago Paranoá surgiram ao caminhar das análises e são boas propostas de continuidade nessa esfera de trabalho que é o da gestão ambiental em áreas públicas.
Abstract: The present work refers to the inadequate disposal of solid waste in the Paranoa Lake’s shore, where the public usage is intense. Therefore, this research aims to identify the causes of the inappropriate disposal and its contributing factors, thus also being able to identify possible solutions and to evaluate the potential of a Critical Environmental Education to solve the issue. Based on the hypothesis that the omission of the Public Body regarding the site also generates a disregard of the people who visit it, otherwise, if there were basic structures there would not be so many problems with garbage. This research used quizzes, which were applied to people who usually use the space in four different points of the lake’s shore, chosen according to their structures and taking into account the hypothesis; as well as interviews with the Public Body and community leaders, aiming to obtain information that could enrich the research. In addition, a field analysis on the visits to the four localities. Within the studied areas, two of them are classified as Urban Conservation Units and the other two are public areas. According to the information obtained during the research, it was concluded that a critical environmental education plus the action of the Public Body would result, if not the complete solution of the issue, an improvement in the current conditions. According to the visitors’ yearning, the ones who believe in the environmental awareness and the installation of minimum structures in the leisure areas. Therefore, participative management combined with a Critical Environmental Education were proved relevant, especially with the new projects presented by the State to vacate the waterfront and the creation of more leisure spaces where the entire population will be able to access, creating a more democratic space around the lake. Other issues regarding the Paranoa Lake have emerged from the analysis and are good proposals for continuity in this research area, the environmental management in public areas.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Planaltina, 2017.
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