Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16525
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_ThamiresRodriguesVasconcelos_tcc.pdf5,43 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Ferramenta de ensino de história e filosofia da ciência nos cursos de licenciatura em ciências naturais
Autor(es): Vasconcelos, Thamires Rodrigues Costa
Orientador(es): Furtado, Danilo Arruda
Coorientador(es): Caixeta, Juliana Eugênia
Assunto: Ciência - história
Ciência - filosofia
Jogos educativos
Ciências - estudo e ensino
Data de apresentação: Nov-2016
Data de publicação: 5-Abr-2017
Referência: VASCONCELOS, Thamires Rodrigues Costa. Ferramenta de ensino de história e filosofia da ciência nos cursos de licenciatura em ciências naturais. 2016. [59] f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2016.
Resumo: O estudo da história e filosofia da ciência hoje, nesta era cibernética, continua sendo de extrema importância para que conheçamos os erros e acertos do passados para aprimorar o presente e gerar melhoria de vida no futuro. Assim, com o desenvolvimento demasiado de tecnologias é necessário que o professor busque metodologias instigantes para construir o conhecimento histórico-filosófico das ciências, uma vez que o professor não é apenas um transmissor do conhecimento e nem o aluno apenas seu receptor. Portanto, pretende-se apresentar neste trabalho uma ferramenta didática que possibilite a interação e orientação do professor na pesquisa-ação de seus estudantes sobre os principais aspectos da história e da filosofia das ciências: Um jogo (quebra-cabeça) que poderá ser construído coletivamente por meio de uma estratégia orientada, a pesquisa ação.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Licenciatura em Ciências Naturais, 2016.
Aparece na Coleção:Ciências Naturais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons