Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/16525
Título: | Ferramenta de ensino de história e filosofia da ciência nos cursos de licenciatura em ciências naturais |
Autor(es): | Vasconcelos, Thamires Rodrigues Costa |
Orientador(es): | Furtado, Danilo Arruda |
Coorientador(es): | Caixeta, Juliana Eugênia |
Assunto: | Ciência - história Ciência - filosofia Jogos educativos Ciências - estudo e ensino |
Data de apresentação: | Nov-2016 |
Data de publicação: | 5-Abr-2017 |
Referência: | VASCONCELOS, Thamires Rodrigues Costa. Ferramenta de ensino de história e filosofia da ciência nos cursos de licenciatura em ciências naturais. 2016. [59] f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2016. |
Resumo: | O estudo da história e filosofia da ciência hoje, nesta era cibernética, continua
sendo de extrema importância para que conheçamos os erros e acertos do passados para aprimorar o presente e gerar melhoria de vida no futuro. Assim, com o desenvolvimento demasiado de tecnologias é necessário que o professor busque metodologias instigantes para construir o conhecimento histórico-filosófico das ciências, uma vez que o professor não é apenas um transmissor do conhecimento e nem o aluno apenas seu receptor. Portanto, pretende-se apresentar neste trabalho uma ferramenta didática que possibilite a interação e orientação do professor na pesquisa-ação de seus estudantes sobre os principais aspectos da história e da filosofia das ciências: Um jogo (quebra-cabeça) que poderá ser construído coletivamente por meio de uma estratégia orientada, a pesquisa ação. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Licenciatura em Ciências Naturais, 2016. |
Aparece na Coleção: | Ciências Naturais
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons