Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16511
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_RogerioVianaGomes_tcc.pdf1,43 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Atividade experimental no ensino de física : a montagem da Máquina Wimshurst como proposta de recurso didático no ensino de eletrostática
Autor(es): Gomes, Rogério Viana
Orientador(es): Porto, Franco de Salles
Assunto: Física - estudo e ensino
Ensino - meios auxiliares
Data de apresentação: Nov-2016
Data de publicação: 5-Abr-2017
Referência: GOMES, Rogério Viana. Atividade experimental no ensino de física: a montagem da Máquina Wimshurst como proposta de recurso didático no ensino de eletrostática. 2016. 29 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2016.
Resumo: Diante das dificuldades na aprendizagem de física e as limitações dos professores em utilizar uma metodologia que minimize esse problema, a presente pesquisa tem como objetivo propor o uso da Máquina de Wimshurst como recurso didático no ensino de Física. Será apresentada a confecção da máquina, a partir de materiais de fácil obtenção, destacando seu funcionamento e aplicação, para que possa servir como auxílio ao professor durante explicações de temas relacionados à eletrostática. Com base nesse conteúdo, serão propostos experimentos alternativos a partir da máquina de Wimshurst. Essa pesquisa não tem o enfoque de avaliar a eficácia do recurso, mas, possibilitar uma alternativa do professor adotar a experimentação na prática pedagógica.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Licenciatura em Ciências Naturais, 2016.
Aparece na Coleção:Ciências Naturais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons