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Título: O papel da Agência Embrapa de notícias no trabalho de assessoria de imprensa
Autor(es): Cardoso, Camila de Melo Sant’ana
Orientador(es): Silva, Ellis Regina Araújo da
Assunto: Embrapa
Assessoria de imprensa
Comunicação pública
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 5-Abr-2017
Referência: CARDOSO, Camila de Melo Sant’ana. O papel da Agência Embrapa de notícias no trabalho de assessoria de imprensa. 2016. 65 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Esta pesquisa analisa o papel da Agência Embrapa de Notícias, um novo instrumento de comunicação implantado pela Secretaria de Comunicação da Embrapa - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, na área de assessoria de imprensa do órgão. Implantada em 2014, a agência traz conteúdos noticiosos com textos jornalísticos sobre as pesquisas da Embrapa. No trabalho, são analisadas 27 entrevistas feitas com jornalistas assinantes do boletim da agência. Antes da análise é feita uma apresentação sobre a Embrapa, a secretaria de comunicação e sobre a agência, objeto de estudo dessa pesquisa. Além disso, é realizada uma discussão teórica sobre Assessoria de Imprensa, e sobre Comunicação Pública, dois conceitos de importância para o entendimento da pesquisa. A análise dos resultados é baseada em alguns conceitos de teoria do jornalismo, e, a partir dela, percebe-se que a agência auxilia o trabalho de assessoria da empresa, porém, precisa de alguns ajustes, tais como evitar repetições do mesmo assunto nos textos, e um maior alinhamento com os assessores das Unidades Descentralizadas da empresa.
Abstract: This research analyzes the role of Embrapa News Agency, a new communication tool implemented by Embrapa’s - Brazilian Agricultural Research Corporation – Communication Department, in the area of press office of the agency. Implemented in 2014. The agency brings news content with journalistic texts about Embrapa's researches. In the study, 27 interviews with journalists subscribers of the agency's bulletin are analyzed. Before the analysis, a presentation about Embrapa is made, about the communication secretariat and also about the agency, study object in this research. In addition, a theoretical discussion about Press Office, and Public Communication, is held; both concepts are important for the understanding of the research. The analysis of the results is based on some concepts of journalism, and, from it, it is perceived that the agency assists the advisory work of the company, however, with the need of some adjustments; such as avoiding repetitions of the same subject in the texts and a Alignment with the advisors of the company's Decentralized Units, which are suggested in the final considerations of this study.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Comunicação Organizacional, 2016.
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