Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16500
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_VladimirFelicioDeSales_tcc.pdf2,13 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Importância da preservação, potencialidades e viabilidade para exploração econômica de frutos de buriti
Autor(es): Sales, Vladimir Felicio de
Orientador(es): Camillo, Julcéia
Assunto: Frutas nativas do cerrado
Produtividade agrícola
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 5-Abr-2017
Referência: SALES, Vladimir Felicio de. Importância da preservação, potencialidades e viabilidade para exploração econômica de frutos de buriti. 2016. 48 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Agronomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: O presente estudo teve por objetivo apresentar o potencial agroeconômico da exploração da palmeira buriti (Mauritia flexuosa L. f.) como planta oleaginosa e alimentícia e efetuar estudos iniciais de biometria de frutos. Foram selecionadas nove matrizes e amostrados 10 frutos em cada planta. Foram realizadas medições do comprimento, espessura e peso dos frutos, além de observação das condições fenológicas de populações situadas no DF e entorno. Os resultados mostraram grande variação nas medidas biométricas dos frutos, com médias de comprimento, espessura e peso de 47,21mm, 39,77mm e 27,47g, respectivamente. Os diásporos (endocarpo + amêndoas) apresentaram comprimento e espessura semelhantes com 25,71 e 27,7mm de comprimento e espessura, respectivamente. O peso médio dos diásporos foi de 11,67g. Durante o período analisado, observou-se poucas plantas com frutos ou flores e um grande número de plantas com cachos vazios, em parte, porque a época de floração e frutificação mais intensa ocorre entre novembro e abril, mas infere-se também que seja pelo desequilíbrio entre o número de plantas macho e fêmea nas populações analisadas. Observou-se que as populações de buriti no DF estão localizadas, em grande parte, em áreas urbanas e sobre intensa pressão extrativista, sendo recomendado estudos mais aprofundados sobre as características agronômicas, que propiciem o cultivo comercial da espécie, bem como estudos de conservação das populações remanescentes.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, 2016.
Aparece na Coleção:Agronomia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons