Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16493
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_TulioMartinsCampos_tcc.pdf511,85 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Resistência por antixenose de genótipos de milho ao ataque do gorgulho-do-milho
Autor(es): Campos, Túlio Martins
Orientador(es): Bastos, Cristina Schetino
Assunto: Pragas agrícolas
Milho - doenças e pragas
Data de apresentação: Dez-2016
Data de publicação: 4-Abr-2017
Referência: CAMPOS, Túlio Martins. Resistência por antixenose de genótipos de milho ao ataque do gorgulho-do-milho. 2016. 21 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Agronomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: O milho consiste em um dos principais produtos agrícolas do Brasil. Dentre os diversos estresses que acometem esta cultura, o ataque de pragas é um dos principais componentes de perda na produção. No armazenamento, um dos principais artrópodes-praga é o gorgulho do milho Sitophilus zeamais Motschulsky (Coleoptera: Curculionidae), cujo controle tem sido realizado através de produtos químicos. Este trabalho objetivou testar diferentes híbridos convencionais e transgênicos (contendo toxinas Bt) de milho quanto à resistência por antixenose à S. zeamais. Foram realizados 3 bioensaios que tinham como finalidade realizar testes com os genótipos BG7037YH, BG7330H, BG7432H, BG7439H, BG7542H, P2866H, P3161, P3250, P3630H e P3779H. Cada bioensaio consistia de 10 tratamentos que representavam cada um dos genótipos, sendo os tratamentos dispostos no delineamento inteiramente casualizado com quatro repetições. Cada repetição do bioensaio foi representada por uma arena (recipiente plástico redondo contendo 10 possibilidades de inserção dos genótipos sob teste no interior de saquinhos de organza) que recebeu 50 adultos de S. zeamais não sexados, sendo avaliada a densidade de insetos sobre os grãos 12h, 24 h e 48h após o início do ensaio. Em cada avaliação, contabilizava-se o número de insetos no interior de cada saquinho de organza, sobre cada genótipo. Os dados foram submetidos a análise de variância (ANOVA) e ANOVA por medidas repetidas, seguidas de teste Tukey e a p≤0,05. Os genótipos de milho demonstraram variabilidade quando avaliados pela resistência por antixenose ao ataque de S.zeamais. O genótipo BG7439H apresentou a maior suscetibilidade ao ataque de S. zeamais. Os genótipos BG7542H e BG7037YH apresentaram a maior resistência por antixenose ao ataque de S.zeamais. Foi observado que o genótipo P3630H variou quanto a preferência do S.zeamais em diferentes tempos de avaliação sendo, ao final do experimento, o mais preferido. A presença das toxinas Bt neste trabalho não influenciaram na densidade da praga nos genótipos de milho.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, 2016.
Aparece na Coleção:Agronomia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons