Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16490
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_GabrielDeSouzaRamos_tcc.pdf1,28 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Intenção de compra e consumo de carne ovina no Distrito Federal e entorno
Autor(es): Ramos, Gabriel de Souza
Orientador(es): Oliveira, Rodrigo Vidal
Assunto: Carne ovina
Ovino - criação
Data de apresentação: Dez-2016
Data de publicação: 4-Abr-2017
Referência: RAMOS, Gabriel de Souza. Intenção de compra e consumo de carne ovina no distrito federal e entorno. 2016. 37 f., il.Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Agronomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Com a globalização as pessoas tendem a buscar por alimentos mais saudáveis e com isso a carne vermelha tem sido julgada de forma errônea ao ser avaliada de maneira uniforme, visto que a concentração de gordura na mesma é variada a depender da espécie, idade, sexo e outros. Uma possibilidade de consumo de carne vermelha é derivada de ovinos. A carne de cordeiro (animal jovem de 6 meses) possui baixo teor de ácidos graxos/lipídeos se comparado com as demais opções de carne vermelha disponíveis para consumo, essa característica da carne ovina faz com que o setor de produção se torne cada vez mais competitivo. A produção nacional não consegue atender a demanda, em quantidade e qualidade, havendo assim a necessidade de importação de produtos tornando assim promissor investimento na cadeia produtiva de produtos cárneos, além do fator produção o custo de aquisição dos animais é relativamente menor se comparado com outras espécies, a exigência nutricional é menor em relação a outros sistemas de produção, possibilitando assim renda direta para os produtores. Com base no descrito anteriormente, objetivou-se com o presente trabalho avalizar a intenção de compra e consumo de carne ovina no Distrito Federal e Entorno. A ferramenta utilizada para coleta dos dados foi um questionário composto por 22 perguntas com respostas múltiplas ou com escalas do tipo Likert e o mesmo foi aplicado em pontos estratégicos afim de obter uma amostragem representativa de consumidores de carne em locais como, terminais rodoviários, supermercados e outros. A aplicação do questionário seguiu três abordagens: online, presencial com aplicador e abordagem sem aplicador. Com uma amostra final de 195 entrevistados observou-se que a carne ovina é a 5º opção em ordem de consumo entre as carnes mais consumidas rotineiramente; mais de 59% das pessoas já consumiram essa carne em algum momento da sua vida com aceitação de 79%. Enfim, boa parte da população do DF (Distrito Federal) e Entorno já consumiram essa carne em algum momento de sua vida (59%), com apreciação de 81%, o fator limitante para os entrevistados que nunca consumiram essa carne (41%) é a não apreciação da mesma. A ovinocultura é um promissor investimento na cadeia produtiva de produtos cárneos do Distrito Federal e Entorno.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, 2016.
Aparece na Coleção:Agronomia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons