Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16488
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_PedroAugustoFiorese_tcc.pdf994,22 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Viabilidade econômica da produção de pimenta de cheiro em diferentes densidades de plantio e tipos de água
Autor(es): Fiorese, Pedro Augusto
Orientador(es): Sandri, Delvio
Assunto: Produtividade agrícola
Águas residuais
Pimenta
Data de apresentação: 13-Dez-2016
Data de publicação: 4-Abr-2017
Referência: FIORESE, Pedro Augusto. Viabilidade econômica da produção de pimenta de cheiro em diferentes densidades de plantio e tipos de água. 2016. ix, 28 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Agronomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Esse trabalho teve o objetivo de avaliar a viabilidade econômica da produção de pimenta de cheiro (Capsicum spp.) em diferentes densidades de plantio, sendo de 25.000 planta ha-1 e 16.667 plantas ha-1 e dois tipos de água, ou seja, efluente de esgoto tratado (EET) e água do córrego (Ac). O cultivo da pimenta em campo foi realizado na Fazenda Água Limpa (FAL/UnB), no período de março a novembro de 2016, em delineamento experimental em blocos casualizados, esquema fatorial 2 x 2 e quatro repetições. Para a avaliação econômica foi utilizado a método de orçamento parcial do Instituto de Economia Agrícola de São Paulo. A relação benefício/custo variou entre 1,07 a 1,39 e margem de segurança varia entre -0,06 e -0,28. Sendo assim, o cultivo de pimenta de cheiro é economicamente viável nas diferentes densidades de plantio adotadas e tipo de água.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, 2016.
Aparece na Coleção:Agronomia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons