Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16484
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_SarahMariaCamargo_tcc.pdf967,29 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Irrigação com efluente doméstico tratado em densidade de plantio no cultivo de pimenta de cheiro
Autor(es): Camargo, Sarah Maria Pires
Orientador(es): Sandri, Delvio
Assunto: Águas residuais
Irrigação agrícola
Pimenta
Data de apresentação: Dez-2016
Data de publicação: 4-Abr-2017
Referência: CAMARGO, Sarah Maria Pires. Irrigação com efluente doméstico tratado em densidade de plantio no cultivo de pimenta de cheiro. 2016. ix, 48 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Agronomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Objetivou-se avaliar o teor de atributos físicos e químicos presentes no efluente de esgoto tratado (EET) e na água do córrego (Ac), a eficiência do uso da água na irrigação (EUA), quantificar a altura de plantas (Ap), massa úmida dos frutos (Muf) da pimenta de cheiro (Capiscum spp), bem como verificar as alterações nos atributos químicos do solo no final do experimento. O cultivo em campo foi realizado no período de abril a novembro de 2016, em delineamento experimental em blocos casualizado, esquema fatorial 2 x 2, sendo dois tipos de água (EET e Ac) e duas densidade de plantio (0,4 x 1,0 m e 0,6 x 1,0 m), com quatro repetições. Para manejo da irrigação foi utilizado o tanque “Classe A” e a umidade do solo monitorada com tensiômetros. O tipo de água e o espaçamento entre plantas não influenciou na altura das plantas e na massa úmida dos frutos. A produtividade e a eficiência no uso da água, no experimento em questão, foram maiores no espaçamento entre plantas de 0,4 m e utilizando efluente de esgoto tratado. Os sais no solo não foram modificados pelo tipo de água e densidade de plantio.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, 2016.
Aparece na Coleção:Agronomia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons