Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16479
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_YngridDosSantosRibeiro_tcc.pdf906,82 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorVasconcelos, Rosylane Doris de-
dc.contributor.authorRibeiro, Yngrid dos Santos-
dc.identifier.citationRIBEIRO, Yngrid dos Santos. Avaliar para quê? um estudo sobre as concepções de professores de ciências naturais quanto a avaliação da aprendizagem. 2016. 42 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2016.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Licenciatura em Ciências Naturais, 2016.pt_BR
dc.description.abstractO presente projeto de conclusão de curso buscou estudar o discurso e observar as práticas de professores de Ciências de cinco escolas de Planaltina-DF sobre a avaliação da aprendizagem, buscando compreender sua fundamentação teórica e seus desdobramentos didáticos na prática docente. O início desta pesquisa aconteceu durante uma disciplina de verão ofertada pela FUP (Currículo e Avaliação), cujo debate produziu inquietações e o desejo de aprofundar estudos, o que resultou neste trabalho. A metodologia, que se pretendeu qualitativa, articulou um estudo de caso, com a realização de entrevista semiestruturada, além da observação da escola para posterior análise crítica dos dados coletados. Compreendendo os dados coletados, foi perceptível, no discurso dos professores, que estes possuem uma ampla visão sobre a avaliação da aprendizagem, tendo a mesma como um processo de extrema importância e de grande dificuldade de execução, mostrando também a concepção de que a avaliação acompanha, auxilia e altera a prática docente, não podendo uma existir sem a outra. A vivência naquela prática educativa também demonstrou que o movimento da realidade, apesar dos avanços conquistados nos últimos anos, ainda tem muito que caminhar no sentido de uma prática dialógica que supere os moldes atuais.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordCiências - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordAvaliação de aprendizagempt_BR
dc.subject.keywordProfessores - prática profissionalpt_BR
dc.titleAvaliar para quê? um estudo sobre as concepções de professores de ciências naturais quanto a avaliação da aprendizagempt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2017-04-03T20:05:42Z-
dc.date.available2017-04-03T20:05:42Z-
dc.date.submitted2016-11-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/16479-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
Aparece na Coleção:Ciências Naturais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons