Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/16477
Título: | Proposta de experimentos para a disciplina de fundamentos de química inorgânica do curso de Licenciatura em Ciências Naturais |
Autor(es): | Sousa, Ágatha Camila L. de |
Orientador(es): | Maia, Poliana Dutra |
Coorientador(es): | Caixeta, Juliana Eugênia |
Assunto: | Estudantes universitários - licenciatura Ciências Naturais Processo de ensino-aprendizagem Experimentação |
Data de apresentação: | Dez-2016 |
Data de publicação: | 3-Abr-2017 |
Referência: | SOUSA, Ágatha Camila L. de. Proposta de experimentos para a disciplina de fundamentos de química inorgânica do curso de Licenciatura em Ciências Naturais. 2016. 48 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2016. |
Resumo: | A sociedade contemporânea vive a ''era da informação'', onde as inovações e informações são processadas muito rapidamente. Assim, é de suma importância que os professores revejam constantemente suas práticas e procurem utilizar metodologias diferenciadas para mediar os conceitos em sala de aula, de forma a incentivar os alunos a serem agentes construtores do conhecimento e críticos de seu próprio saber. Diante disso, o objetivo deste trabalho é propor experimentos de química que oportunizem o processo de ensino e aprendizagem de conceitos da disciplina de Fundamentos de Química Inorgânica (FQI), disciplina teórica e obrigatória do Curso de Licenciatura em Ciências Naturais. A metodologia utilizada para a proposta consiste numa pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo. Os resultados indicaram que foi possível propor quatro experimentos para disciplina de FQI, sendo um experimento proposto na categoria demonstração e os demais na categoria verificação. Todos os experimentos foram testados e adaptados no laboratório da Faculdade UnB Planaltina. Diante disso, a utilização dos experimentos para a mediação dos conceitos da disciplina é viável, uma vez que os experimentos contemplam os conteúdos triviais a disciplina e o laboratório do campus os comporta. |
Abstract: | Contemporary society has been living on the "age of information", where innovations and information are usually processed really quickly. Thus, it is critical that teachers constantly review their practices and try to use differential methodologies to mediate concepts on the classroom. The intention is to encourage students to be knowledge-building agents and critics of their own knowledge. Therefore, the main goal of this work is to propose chemical experiments that allow the process of teaching and learning the concepts of Inorganic Chemistry Fundamentals (ICF), a theoretical and obligatory discipline of Natural Science course. The methodology used for the proposal is based on a qualitative bibliographical research. Our results indicate that it is possible to propose four experiments for ICF discipline: one experiment consists of a demonstration category and the others on the investigation category. All the experiments were tested and adapted at the laboratory of UnB Planaltina campus. Finally, the use of the experiments to mediate the concepts of the discipline is feasible, since the experiments contemplate the trivial content of the discipline and the campus lab meets all the requirements. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Licenciatura em Ciências Naturais, 2016. |
Aparece na Coleção: | Ciências Naturais
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons