Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16440
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_PaulaAlvesMonteiro_tcc.pdf721,44 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Verbo fazer em contextos de complementação desenvolvida iniciada pela conjunção que e precedida pela preposição com
Autor(es): Monteiro, Paula Alves
Orientador(es): Naves, Rozana Reigota
Assunto: Língua portuguesa
Língua portuguesa - verbos
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 31-Mar-2017
Referência: MONTEIRO, Paula Alves. Verbo fazer em contextos de complementação desenvolvida iniciada pela conjunção que e precedida pela preposição com. 2016. [31] f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Este trabalho visa estudar a regência do verbo fazer, com semântica de causativo, em contextos de complementação com oração desenvolvida, iniciada pela conjunção que e precedida pela preposição com (“fazer com que”), e sua enorme aceitabilidade pela população com maior ou menor acesso aos letramentos provenientes do meio escolar. Essa dúvida quanto à forma preferível por parte dos falantes surgiu com minha experiência de revisora, em que, independentemente da escolaridade do leitor, sempre que eu revisava um texto e retirava a preposição “com” ambiente supracitado, as pessoas achavam que estava faltando alguma coisa e pediam para que eu deixasse do jeito “errado” mesmo.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, 2016.
Aparece na Coleção:Letras - Português



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons