Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/16440
Título: | Verbo fazer em contextos de complementação desenvolvida iniciada pela conjunção que e precedida pela preposição com |
Autor(es): | Monteiro, Paula Alves |
Orientador(es): | Naves, Rozana Reigota |
Assunto: | Língua portuguesa Língua portuguesa - verbos |
Data de apresentação: | 2016 |
Data de publicação: | 31-Mar-2017 |
Referência: | MONTEIRO, Paula Alves. Verbo fazer em contextos de complementação desenvolvida iniciada pela conjunção que e precedida pela preposição com. 2016. [31] f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. |
Resumo: | Este trabalho visa estudar a regência do verbo fazer, com semântica de causativo, em contextos de complementação com oração desenvolvida, iniciada pela conjunção que e precedida pela preposição com (“fazer com que”), e sua enorme aceitabilidade pela população com maior ou menor acesso aos letramentos provenientes do meio escolar. Essa dúvida quanto à forma preferível por parte dos falantes surgiu com minha experiência de revisora, em que, independentemente da escolaridade do leitor, sempre que eu revisava um texto e retirava a preposição “com” ambiente supracitado, as pessoas achavam que estava faltando alguma coisa e pediam para que eu deixasse do jeito “errado” mesmo. |
Informações adicionais: | Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, 2016. |
Aparece na Coleção: | Letras - Português
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons