Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16386
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_SilvanirdaSilvadeAndrade_tcc.pdf270,01 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Literatura e denúncia social em Ponciá Vicêncio
Autor(es): Andrade, Silvanir da Silva de
Orientador(es): Schwantes, Cíntia Carla Moreira
Assunto: Literatura afro-brasileira
Mulheres na literatura
Exclusão social
Análise literária
Evaristo, Conceição, 1946-
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 28-Mar-2017
Referência: ANDRADE, Silvanir da Silva de. Literatura e denúncia social em Ponciá Vicêncio. 2016. 22 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Este trabalho analisa o romance Ponciá Vicêncio, de Conceição Evaristo, sob o viés da denúncia social. A narrativa aponta para três tipos de exclusão social: a étnica, de classe e a de gênero, e todas incidem sobre a personagem que nomeia o romance. As problemáticas raciais e de gênero presentes no livro contribuem para promover um debate qualificado sobre os temas e eleva a narração ao patamar de denúncia social por relatar acontecimentos injustos que ocorrem recorrentemente com as mulheres negras e pobres. A obra se compromete com a situação dos afrodescendentes em situação de total desassistência e questiona a Abolição, que não viabilizou condições de vida digna aos escravos libertos e seus descendentes. O presente trabalho tem foco bibliográfico, cruzando informações de diversas publicações sobre literatura afro-brasileira, fortuna crítica do romance e de outros congêneres. Consiste numa análise literária focada na contribuição da obra para dar evidência aos aspectos sociais injustos que acometem os afrodescendentes.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2016.
Aparece na Coleção:Letras - Português



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons