Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16375
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_DaviCaixeta_EricCastro_tcc.pdf1,03 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Avaliação do rendimento e da qualidade bromatológica da forragem de milho hidropônico produzida com diferentes fertilizantes
Autor(es): Matos, Davi Caixeta de
Teixeira, Eric de Castro
Orientador(es): Fagioli, Marcelo
Assunto: Alimentação dos animais
Milho
Forragem
Data de apresentação: Dez-2016
Data de publicação: 27-Mar-2017
Referência: MATOS, Davi Caixeta de; TEIXEIRA, Eric de Castro. Avaliação do rendimento e da qualidade bromatológica da forragem de milho hidropônico produzida com diferentes fertilizantes. 2016. iv, 22 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Agronomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: A escassez de forragem verde no período seco é um grande entrave na produção animal, por essa necessidade, são desenvolvidas várias formas para produzir volumosos de qualidade para esse período critico. Nesse contexto, o cultivo de milho hidropônico parece ser uma técnica interessante e vantajosa. Desta maneira, o objetivo desse trabalho foi avaliar o rendimento e qualidade bromatológica da forragem de milho hidropônico produzida com diferentes fertilizantes formulados utilizados na solução nutritiva. Foram dispostas 16 frações de lona preta 200 , para construção de canteiros com 2 m² cada, onde foi colocada uma camada de casca de arroz com 1,5 cm, utilizada como substrato.Em seguida foi semeado 2 kg de grãos de milho e coberto com 3 cm de casca de arroz. Nos quatro primeiros dias foram utilizados regas apenas com água. Do 5° ao 12° dias foi realizado a fertirrigação uma vez ao dia, nos últimos 3 dias a rega foi apenas com água, totalizando 15 dias. Os canteiros foram divididos em 4 tratamentos: T1) 04-14-08, T2) 20-05-20, T3) Ureia, T4) Testemunha, com 4 parcelas cada, exceto a testemunha os outros tratamentos receberam 500 g de fertilizante por 100 Litros de água na mesma proporção. O delineamento experimental adotado foi em blocos casualizados. Os resultados indicaram que todos os tratamentos mostraram ser viáveis para a produção de biomassa e que a qualidade bromatológica da forragem de milho hidropônico apresenta valores satisfatórios para o uso na alimentação animal, principalmente pelo teor de proteína.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, 2016.
Aparece na Coleção:Agronomia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons