Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16372
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_BrunaGehrkeSchneider_tcc.pdf1 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Biochar de lodo de esgoto e sua influência nas propriedades químicas do solo cultivado com milho
Autor(es): Schneider, Bruna Gehrke
Orientador(es): Figueiredo, Cícero Célio de
Assunto: Adubos e fertilizantes
Lodo residual como fertilizante
Solos
Solos - composição
Data de apresentação: Nov-2016
Data de publicação: 27-Mar-2017
Referência: SCHNEIDER, Bruna Gehrke. Biochar de lodo de esgoto e sua influência nas propriedades químicas do solo cultivado com milho. 2016. 50 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Agronomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: As projeções de crescimento da população mundial trazem a necessidade de aumentar a produção de alimento para atender a demanda populacional, assim como a gestão dos resíduos produzidos por essa população. O lodo de esgoto (LE) é um resíduo resultante da atividade humana e industrial de difícil gestão, e que precisa de novas tecnologias de tratamento para disposição final. A conversão de LE em biochar permite o seu uso na agricultura, diminuindo os riscos de contaminação ambiental causados pelo material in natura. Devido à grande variabilidade de material a partir do qual o biochar pode ser produzido, existe a necessidade de estudar o efeito do bichar de LE nas propriedades químicas do solo. O objetivo desse trabalho foi avaliar o efeito do biochar de LE nas propriedades químicas de um solo do Cerrado cultivado com milho. O experimento de campo foi desenvolvido na Fazenda Água Limpa, Brasília, DF, em um latossolo Vermelho Amarelo, delineado sob um modelo de blocos ao acaso, com 4 repetições, composto por 6 tratamentos: (1) controle; (2) adubação mineral (NPK); (3) Biochar produzido a 300°C (BC300); (4) BC 300 associado a adubação mineral (BC300 + NPK); (5) Biochar produzido a 500°C (BC500); (6) BC500 associado a adubação mineral (BC500 + NPK). Foram aplicados 15 Mg ha⁻¹ de biochar de LE nos tratamentos que receberam biochar e 714 kg ha⁻¹ da formulação (4-14-8) de NPK nos tratamentos com adubação mineral. As análises químicas do solo após a colheita do milho indicaram que a aplicação de biochar de LE não promoveu efeito sobre o pH do solo. Por outro lado, a aplicação de biochar promoveu incrementos nos teres de P, K, Mg, na relação Ca/K e no valor de V% do solo. Destaque especial é dado para o efeito do biochar sobre o teor de P do solo, onde independentemente da temperatura de pirólise e da adubação mineral, o biochar elevou os teores de P do solo para níveis acima do nível crítico para o solo do Cerrado. Além disso, o biochar elevou a produtividade de grãos de milho em relação ao tratamento controle. Dessa forma, a aplicação de biochar de LE além de fornecer nutrientes que permitem o desenvolvimento das culturas, promove melhorias na fertilidade do solo, aumentando o rendimento das culturas.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, 2016.
Aparece na Coleção:Agronomia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons