Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16353
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_AmandaRegina_CristianoVinicius_tcc.pdf677,02 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Avaliação da resposta agronômica e econômica da cultivar de soja CD 2728 IPRO ao manejo da adubação nitrogenada em cobertura
Autor(es): Nunes, Amanda Regina Siqueira
Souza, Cristiano Vinicius Moreira de
Orientador(es): Fagioli, Marcelo
Assunto: Adubos e fertilizantes
Nitrogênio - fixação
Soja - plantio
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 23-Mar-2017
Referência: NUNES, Amanda Regina Siqueira; SOUZA, Cristiano Vinicius Moreira de. Avaliação da resposta agronômica e econômica da cultivar de soja CD 2728 IPRO ao manejo da adubação nitrogenada em cobertura. 2016. 26 f., il. Monografia (Bacharelado em Agronomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Devido à importância econômica da soja no mundo, torna-se necessário buscar alternativas que aumentem a produção sem que haja a expansão da área. Esse trabalho teve como objetivo avaliar a resposta agronômica e econômica da cultivar de soja CD 2728 IPRO ao manejo da adubação nitrogenada em cobertura. O período de experimentação foi entre os dias 30/10/2015 e 22/02/2016. A cultivar CD 2728IPRO foi inserida em campo e subdividida em sete parcelas. Cada parcela ocupou a área de 36 m² e os sete tratamentos foram divididos em: Testemunha; 30, 50, 100 kg de nitrogênio com 30 DAE e 30, 50, 100 kg de nitrogênio com 45 DAE. A fonte de nitrogênio utilizada foi ureia granulada com 45% de nitrogênio. Para a avaliação da resposta da soja à aplicação, foram observadas as seguintes características: altura da inserção da primeira vagem; número de vagens por planta; altura da planta; número de grãos por planta; peso de mil sementes e produtividade. O delineamento experimental foi em blocos casualizados, com quatro repetições, sendo as médias comparadas pelo teste de Tukey, em nível de 5% de probabilidade. Os resultados obtidos demonstraram que no fator produtividade, que é resultado da interação de todos os fatores, o tratamento de 100 kg de N/45DAE, alcançou valores finais satisfatórios quando comparado à média nacional. Nos parâmetros de custos, o tratamento altamente produtivo possui viabilidade econômica com adubação nitrogenada em cobertura de soja. A aplicação de nitrogênio em cobertura pode ser recomendada para áreas com altas produtividades, acima de 70 sacos/há.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, 2016.
Aparece na Coleção:Agronomia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons