Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16347
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_KareenAndradeLitaiff_tcc.pdf37,19 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Service Design : aplicação de abordagens participativas e empáticas para o desenvolvimento de aplicativo
Autor(es): Litaiff, Kareen Andrade
Orientador(es): Judice, Andrea Castello Branco
Assunto: Design de serviços
Empreendedorismo
Economia criativa
Aplicativos
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 23-Mar-2017
Referência: LITAIFF, Kareen Andrade. Service Design: aplicação de abordagens participativas e empáticas para o desenvolvimento de aplicativo. 2016. 35 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Desenho Industrial)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: O presente projeto propõe a aplicação e a implicação do design de serviços, trazendo em seu bojo métodos participativos e empáticos, em regiões do Distrito Federal com a finalidade de desenvolver um aplicativo móvel. O objetivo é desenvolver uma ferramenta (aplicativo) que auxilie a aplicação de metodologias participativas voltadas para o fortalecimento do empreendedorismo por meio da economia criativa. Com as devidas observações e análises é possível apurar a maneira mais eficiente de transmitir tais metodologias de projeto, como adaptação em diferentes mídias e formatos, para que seus usuários possam aplicá-las em futuros empreendimentos. A metodologia aplicada neste projeto tem foco no design participativo escandinavo e no design empático finlandês. Como resultado final foi desenvolvido um aplicativo a partir de requisitos que foram levantados em contexto, por meio de métodos etnográficos. Os pesquisadores envolvidos escolheram os métodos pilotos para serem testados no aplicativo. A realização do aplicativo, desde a geração de alternativas de funcionalidade até a construção da interface gráfica, deu-se no contexto da universidade. O produto final ainda será testado em contexto real, seus impactos serão avaliados e as correções serão feitas.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Design, 2016.
Aparece na Coleção:Desenho Industrial - Programação Visual



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons