Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16336
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_FernandaRodriguesDeMorais_tcc.pdf10,26 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise dos efeitos de dupla evidenciação do balanço patrimonial da instituição financeira Caixa Econômica Federal à luz dos padrões COSIF e IFRS
Autor(es): Morais, Fernanda Rodrigues
Orientador(es): Mendes, Paulo César de Melo
Assunto: Evidenciação contábil
Caixa Econômica Federal
Plano Contábil das Instituições do Sistema Financeiro Nacional (COSIF)
Balanço (Contabilidade)
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 22-Mar-2017
Referência: MORAIS, Fernanda Rodrigues. Análise dos efeitos de dupla evidenciação do balanço patrimonial da instituição financeira Caixa Econômica Federal à luz dos padrões COSIF e IFRS. 2016. 75 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Em meios aos efeitos da globalização nos mercados, destaca-se o processo de convergência das normas contábeis. A discussão entre os diferentes padrões menciona benefícios e dificuldades na migração de normas pautadas em regras para princípios. O estudo das Ciências Contábeis no Brasil foi historicamente fundamentado em normas baseadas em regras. A partir da década de 70, tiveram início os estudos internacionais sobre o tema. Até o ano de 2010, as IFs brasileiras publicavam suas demonstrações à luz do plano de contas COSIF, criado pelo BACEN em 1987, para uniformizar as conciliações bancárias. Por força da Resolução BACEN n° 3.786/2009, as IFs constituídas sob companhias abertas ou obrigadas a constituírem comitê de auditoria publicam, também, suas demonstrações no padrão IFRS já no exercício de 2010 da empresa Caixa Econômica Federal, com o intuito de verificar se há diferenças relevantes na forma de reconhecimento e mensuração que afete a posição patrimonial da empresa. Foram identificadas divergências espaciais nos documentos financeiros, bem como diferentes entendimentos de tratamento entre IFRS e BR GAAP. Ainda assim, foi percebido esforço do BACEN em promover À convergência as normas bancárias, todavia, mais lentamente (até 2014 apensas sete pronunciamentos técnicos do CPC haviam sido homologados pelo BACEN). Apesar das divergências encontradas, a dupla evidenciação não ocasiona entendimento distinto para a situação patrimonial da empresa.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Curso de Graduação em Ciências Contábeis, 2016.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons