Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16330
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_IgorXavierPedreiroGuiotti_tcc.pdf247,67 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Co-relação da contabilização de um passivo contingente no desempenho futuro dos bancos
Autor(es): Guiotti, Igor Xavier Pedreiro
Orientador(es): Silva, Rildo e
Assunto: Sistema Financeiro Nacional (SFN)
Contabilidade tributária
Bancos
Passivo contigente
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 22-Mar-2017
Referência: GUIOTTI, Igor Xavier Pedreiro. Co-relação da contabilização de um passivo contingente no desempenho futuro dos bancos. 2016. 46 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Este trabalho discorre sobre provisões no âmbito do Sistema Financeiro Nacional, em especial, sobre os 10 maiores bancos em passivo exigível atuantes no Brasil. O estudo irá discorrer sobre a emissão da Deliberação CVM nº 594/2009, que aprovou o Pronunciamento Técnico CPC 25. O presente estudo tem como objetivo principal verificar se existe alguma relação entre a contabilização de despesa de provisão para contingência com o desempenho econômico futuro em instituições financeiras, e especificamente, identificar a relação entre as provisões com o fluxo de caixa subsequente, ou seja, qual a distância temporal em semestres entre o registro contábil da despesa e o efeito na conta dos bancos. A pesquisa demandou o estudo de 120 notas explicativas a partir do final do exercício de 2010, por ser o primeiro período já com obrigatoriedade do CPC 25 sobre provisões, ativos contingentes e passivos contingentes. Foram utilizadas equações para testar a relação entre as variáveis de regressão, elaborando funções matemáticas que buscam descrever o comportamento das variáveis estudadas. Os resultados encontrados demonstram que parte da despesa de provisão realizada no semestre afeta o fluxo de caixa operacional dos bancos. Foi indicativo de que o registro da despesa com passivo contingente afeta o fluxo de caixa operacional dos bancos nos próximos 2 semestres após sua contabilização. Conclui-se que parte da provisão registrada é paga no mesmo semestre e outra parte é paga após 1 ano de sua contabilização. Também encontrou-se relação entre a variação do saldo da provisão para contingência com o fluxo de caixa futuro das instituições financeiras. Por outro lado, quando comparado variação do saldo de provisão para contingência com o resultado operacional das entidades, não identificamos nenhuma relação.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Bacharelado em Ciências Contábeis, 2016.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons