Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16316
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_RuyMorenoDeAraujo_tcc.pdf416,9 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A importância do controle interno no acompanhamento da execução dos recursos do FUNDEB – o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de valorização dos profissionais da educação no município de Rio Branco
Autor(es): Araújo, Ruy Moreno de
Orientador(es): Guimarães, Déborah Lúcia Botelho
Assunto: Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB)
Controle interno
Educação
Data de apresentação: 16-Nov-2016
Data de publicação: 21-Mar-2017
Referência: ARAÚJO, Ruy Moreno de. A importância do controle interno no acompanhamento da execução dos recursos do FUNDEB – o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de valorização dos profissionais da educação no município de Rio Branco. 2016. 35 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Administração Pública)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Rio Branco - AC, 2016.
Resumo: O presente trabalho aborda a importância do Controle Interno no acompanhamento da execução dos recursos do FUNDEB – O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação nas escolas da rede municipal de Rio Branco. Discorre sobre o surgimento do Controle Interno na Administração Pública, apresentando a implantação do Controle Interno no Estado do Acre. Além disso, busca explicar o conceito e finalidades do FUNDEB, bem como a sua importância no contexto orçamentário dos recursos da educação. Também apresenta as regras para aplicação dos recursos do Fundo em relação ao que é considerado manutenção e desenvolvimento da educação (MDE), além de, mostrar a percepção que os profissionais da educação das escolas municipais de Rio Branco possuem sobre Controle Interno e o FUNDEB. Por fim, o trabalho aponta a importância da aplicação dos sistemas de controle para assegurar o bom andamento da execução orçamentária.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Ministério da Educação, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, Diretoria de Educação a Distância, Universidade Aberta do Brasil, Programa Nacional de Formação em Administração Pública, 2016.
Aparece na Coleção:Administração Pública



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons