Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16313
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_LeticiaCorreiaDoAmaralDaSilva_tcc.pdf9,41 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Livro brinquedo inclusivo
Autor(es): Silva, Letícia Correia do Amaral da
Orientador(es): Jardim, Symone Rodrigues
Assunto: Design de produtos
Livros infantis
Crianças deficientes visuais
Livro-objeto
Livros
Data de apresentação: 24-Nov-2016
Data de publicação: 21-Mar-2017
Referência: SILVA, Letícia Correia do Amaral da. Livro brinquedo inclusivo. 2016. 108 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Desenho Industrial)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: O objetivo deste projeto é aproximar e integrar crianças, independentemente de suas limitações, confeccionando um livro voltado à realidade das crianças com deficiência visual. Essas crianças são cercadas por pessoas com ou sem o mesmo problema e a falta de recursos que atenda a todo esse público acaba distanciandoas e isolando-as, prejudicando suas relações e seu desenvolvimento cognitivo. Além disso, foram utilizados como auxílio à narrativa da história aspectos tangíveis, não só pela visão, comum à maioria dos livros, mas pelos sentidos do olfato, audição e principalmente o tato, para melhor tradução do que é contado para a realidade dessas crianças. Dessa forma, estudos sobre materiais que possam ser utilizados no produto foram de grande importância. O resultado desse projeto é um livrobrinquedo que transcende a experiência da leitura, que acessa não só a visão, mas a adição, tato e olfato, tornando o momento da leitura lúdico e proporcionando que crianças com e sem deficiência visual possam usufruir desse momento em conjunto com equidade e diversão.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Departamento de Desenho Industrial, 2016.
Aparece na Coleção:Desenho Industrial - Projeto do Produto



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons