Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/1631
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2009_AdrianaHemsingLima.pdf546,74 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Impacto do superávit primário nos gastos sociais
Autor(es): Lima, Adriana Hemsing
Orientador(es): Mota, Francisco Glauber Lima
Assunto: Política tributária
Política social
Data de apresentação: Jun-2009
Data de publicação: 29-Mar-2011
Referência: LIMA, Adriana Hemsing. Impacto do superávit primário nos gastos sociais. 2009. 55 f. Monografia (Especialização em Orçamento e Finanças)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
Resumo: O presente trabalho tem por escopo o estudo do gasto social e superávit primário nos últimos 9 (nove) anos e se utilizou das técnicas da pesquisa documental para o trabalho de abordagem dos dados. Apesar de a pesquisa documental ser considerada como pesquisa qualitativa, a pesquisa efetuada foi marcada principalmente pelas características da pesquisa quantitativa, pois a coleta de dados se baseou em dados oficiais publicados pelo Governo, permitindo uma análise quantitativa, e objetiva demonstrar se houve redução do gasto social em cumprimento à meta de superávit primário. O aumento da carga tributária foi justificado pela necessidade de aumento das contribuições sociais, mas o repasse da arrecadação não ocorreu em sua totalidade devido à possibilidade de aplicação da DRU, que tem sido utilizada como auxílio à formação do superávit primário, à despesa financeira, principalmente juros e encargos, e ao atendimento de despesas obrigatórias. A formação do superávit primário tem por objetivo o atingimento do chamado déficit nominal zero o quanto antes possível, e tem sido utilizado como principal instrumento da política fiscal. Há uma demanda crescente de necessidades sociais, porém algumas políticas sociais obtiveram elevação de seus gastos, acompanhando o crescimento do PIB, em compensação, os gastos com saúde e educação não obtiveram a mesma trajetória de crescimento, o que reflete em serviços com menor qualidade do que a esperada pela sociedade. Caso o recurso destinado a formação do superávit primário pudesse ser repassado aos gastos sociais e ao investimento em infra-estrutura, certamente, teríamos um volume expressivo para atendimento das necessidades sociais e uma maior qualidade de vida. Diante do exposto, chegamos à conclusão de que o gasto social foi afetado pela perseguição do superávit primário refletindo em menor repasse de recursos, principalmente, aos serviços de saúde e educação devido à utilização da DRU.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, 2009.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2009.06.TCC.1631
Aparece na Coleção:Orçamento e Finanças



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.