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Título: Reputação corporativa e passivo contingente : uma análise nas empresas brasileiras listadas
Autor(es): Carmo, Leandro Francisco Guedes do
Orientador(es): Gonçalves, Rodrigo de Souza
Assunto: Ativos (Contabilidade)
Empresas
Data de apresentação: Nov-2016
Data de publicação: 21-Mar-2017
Referência: CARMO, Leandro Francisco Guedes do. Reputação corporativa e passivo contingente: uma análise nas empresas brasileiras listadas. 2016. 41 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Este estudo investiga a associação entre a reputação corporativa e a divulgação dos passivos contingentes nas Companhias abertas do Brasil. De natureza quali-quantitativa, a pesquisa analisou cinco categorias de contingências: Trabalhista, Cível, Fiscal, Ambiental e Outras. Dividiu-se as empresas em dois grupos (1: Com Reputação e 2: Sem Reputação). Como Proxy para reputação corporativa utilizou-se os índices Maiores e Melhores Exame, Índice de Sustentabilidade Empresarial e Selo Top Employers. A hipótese do estudo é que as empresas com reputação corporativa apresentam menores contingências. A amostra final da população é composta por 98 companhias abertas divididas igualmente entre os dois grupos de controle. Os dados foram coletados em setembro de 2016, e são referentes a 31 de dezembro de 2015 retirados das demonstrações contábeis das empresas selecionadas. Os testes estatísticos utilizados foram Kolmogorov-Smirnov para normalidade e Kruskal-Wallis para significância. A partir dos resultados do teste aplicado, não foram encontradas evidências sobre a associação entre reputação corporativa e provisões contingentes.
Abstract: This study investigates the association between corporate reputation and the disclosure of contingent liabilities in the Brazilian Open Market Companies. Of qualitative and quantitative nature, the research analyzed five categories of contingencies: Labourite, Civil, Tax, Environmental and Others. The companies were divided into two groups (1: With Reputation and 2: No Reputation). As Proxy for Corporate Reputation, the indexes of Biggest and Best Exam, Corporate Sustainability and the label of Top Employers were used. The hypothesis of the study is that companies with a corporate reputation have fewer contingencies. The final population sample is composed of 98 publicly-held companies divided equally between the two control groups. The data were collected in September 2016, and refer to December 31, 2015, taken from the financial statements of the selected companies. The statistical tests used were Kolmogorov-Smirnov for normality and Kruskal-Wallis for significance. From the results of the applied tests, no evidence was found on the association between corporate reputation and contingent provisions.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Bacharelado em Ciências Contábeis, 2016.
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