Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16295
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_RosaneMariaBrancoDoAmaral_tcc.pdf1,76 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A animação no ensino e aprendizagem das artes visuais : uma experiência na escola pública de São Paulo
Autor(es): Amaral, Rosane Maria Branco do
Orientador(es): Guimarães, Marta Mencarini
Coorientador(es): Rodrigues, Dorisdei Valente
Assunto: Arte na educação
Artes visuais - estudo e ensino
Stop motion
Data de apresentação: 2014
Data de publicação: 17-Mar-2017
Referência: AMARAL, Rosane Maria Branco do. A animação no ensino e aprendizagem das artes visuais: uma experiência na escola pública de São Paulo. 2014. 59 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Angatuba, 2014.
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo desenvolver e produzir poéticas pessoais, coletivas e colaborativas por meio de percursos de experimentação. O projeto foi realizado durante a construção do conhecimento através de um projeto pedagógico desenvolvido a partir da linguagem do stop motion: intitulada Conto Fantástico. A pesquisa foi realizada na escola estadual do estado de São Paulo Ivens Vieira com alunos do 2º ano do ensino médio. A oficina Conto Fantástico buscou estimular e provocar os estudantes, sugerindo o desenvolvimento de trabalhos mediante aos equipamentos tecnológicos que fazem parte do cotidiano destes estudantes. As referências bibliográficas desenvolvidas na pesquisa partiram do Plano Nacional da Educação (2010) que pontua a inovação do ensino médio por práticas pedagógicas, com conteúdos obrigatórios como tecnologia e cultura. Pela implementação de tecnologias educacionais e inovadoras, assegurando a melhoria do fluxo escolar e da aprendizagem dos alunos. E ainda, prover a utilização de equipamentos e recursos tecnológicos digitais para a utilização pedagógica no ambiente escolar. Os Parâmetros Curriculares Nacionais da Educação (2000) destaca a Lei nº 9.394/96, no papel econômico, científico e cultural levando em consideração os quatro alicerces: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver e aprender a ser. Como também inventar, perceber e expressar. A revisão de literatura na pesquisa foi realizada a partir dos conceitos e teóricos da história da arte e arte educação nos quais destacamos a Proposta Triangular desenvolvida pela Professora Doutora Ana Mae Barbosa (2008) na qual apresenta as premissas: leitura da obra, contextualização, e fazer artístico. O Professor Doutor Pretto Nelson De Luca e Silveira (2008) descreve o quanto a inserção mediática é importante para a utilização em processos de ensino e aprendizagem. O filósofo Pierre Lévy no livro Cibercultura (1999) destaca a inteligência coletiva como a cibercultura que nos torna sociáveis. Como também nos ensina que é impossível separar o ser humano do seu ambiente material. A Professora Doutora Suzete Venturelli no livro Arte espaço_tempo_imagem (2004) destaca a contemporaneidade tecnológica. O historiador Ernst Josef Gombrich (1999) nos fez compreender sobre os pintores que compuseram o período da história da arte, como o mestre Leonardo da Vinci (1452-1519) no período Renascentista, aonde demonstra o misterioso movimento do olhar da Mona Lisa (1503-1517). E também, o mestre Umberto Boccioni (1882-1916) no período do Futurismo com o Dinamismo de um ciclista (1913). E o Professor Doutor Arlindo Machado em seu livro Pré-Cinema & pós-cinemas (1997) no qual foi possível desenvolver a pesquisa sobre o início dos instrumentos óticos. O processo de desenvolvimento da humanidade a partir dos instrumentos óticos, nos quais foi possível desenvolver uma oficina como o taumatrópio1, flipbook2 e stop motion3.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade Aberta do Brasil, Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2014.
Aparece na Coleção:Artes Visuais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons