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Título: O impacto da realização das estratégias nos resultados planejados de uma empresa pública
Autor(es): Torres, Ivo
Orientador(es): Dantas, Gilvan da Silva
Assunto: Planejamento estratégico
Empresas públicas
Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO)
Data de apresentação: 2009
Data de publicação: 28-Mar-2011
Referência: TORRES, Ivo. O impacto da realização das estratégias nos resultados planejados de uma empresa pública. 2009. 96 f. Monografia (Especialização em Orçamento e Finanças)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
Resumo: Este estudo investiga o impacto da realização das estratégias do planejamento estratégico nos resultados planejados de uma empresa pública, nos exercícios de 2005, 2006, 2007 e 2008, cujo estudo de caso foi o Serviço Federal de Processamento de Dados – SERPRO, empresa vinculada ao Ministério da Fazenda. Com base na literatura científica pertinente ao tema, são apresentados e discutidos os conceitos e constructos teóricos referentes à pesquisa quantitativa e qualitativa, documental e de campo, processo e realização do planejamento estratégico, desenvolvimento e execução das estratégias e avaliação do processo de planejamento; com destaque para os resultados quantitativos e qualitativos analisados do planejamento estratégico do SERPRO no período referenciado. A pesquisa foi desenvolvida tendo como base um estudo de caso, quantitativo e de natureza descritiva, evidenciado por meio de pesquisa documental ao acervo relativo ao planejamento estratégico da empresa, e por meio de entrevistas individuais e presenciais com os responsáveis pelas áreas operacionais, para identificar a percepção em relação ao planejamento estratégico, a partir da construção de um modelo de análise comparativa e evolutiva dos resultados obtidos, baseado na literatura estudada. A pesquisa documental teve como objetivo identificar os resultados obtidos na realização das estratégias, em relação ao que foi planejado no período referenciado, pois conforme Kaplan (2009) e Minstzberg (2001) mais importante que estabelecer a estratégia é realizá-la, que o foco principal do planejamento está na execução, caso contrário vira obra de ficção sem nenhuma vinculação prática com a operação. Embora Mintzberg (2000) afirme de que as estratégias devem olhar para o meio ambiente e o mercado em que atua, mas também para a visão da Empresa, os resultados mapeados e correlacionados identificaram alto % de realização do planejado, centrada nas perspectivas e estratégias voltadas para dentro, baixo % de realização das estratégias voltadas para fora da Empresa e pouca dedicação dos executivos operacionais ao tema planejamento. A responsabilidade do planejamento estratégico do SERPRO é delegada para uma área de assessoramento e o impacto na execução das estratégias demonstrou que o percentual de realização está em torno de 62% no período, sendo apenas 42% das estratégias concluídas, pouca ou nenhuma prioridade dada nas perspectivas clientes e tecnologia e queda no indicador EBITA de 200% em 2006 para 44,31% em 2008.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, 2009.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2009.TCC.1628
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