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dc.contributor.advisorSilva, César Augusto Tibúrcio-
dc.contributor.authorMagalhães, Isabela Lourenço Achkar-
dc.identifier.citationMAGALHÃES, Isabela Lourenço Achkar. Efeito adulação na contabilidade. 2016. 26 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Curso de Ciências Contábeis, 2016.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho teve a finalidade de verificar se a apresentação de demonstrações contábeis junto com um texto “adulando” o investidor seria capaz de influenciar de maneira positiva a imagem formulada pelos indivíduos a respeito do desempenho dessa empresa. Para verificar isso, foram elaborados dois tipos de questionários com idênticas demonstrações contábeis de uma empresa fictícia e o diferencial entre eles foi o texto presente apenas em um, que continha elogios aos investidores como forma de adulá-los. Os questionários foram aplicados em sala de aula para alunos de contabilidade da Universidade de Brasília. As questões eram objetivas e deveriam ser respondidas com notas de zero a 10. Para comparar os resultados, foi realizado teste de média entre as notas dadas pelos respondentes e uma regressão linear múltipla, sendo a variável nota dependente, e as variáveis adulação e características dos respondentes como independentes. Na primeira regressão, a adulação não apresentou efeito significativo para o modelo, apenas a variável idade demonstrou influenciar a nota. Uma segunda regressão realizada, com a inclusão de uma variável interativa, resultante da atuação em conjunto das variáveis adulação e idade, demonstrou que a adulação seria significativa. A variável interativa adulação e idade foi significativa e negativa, indicando que a adulação tem o efeito de melhorar a nota dada pelos respondentes à empresa, porém esse efeito diminui com o avanço da idade. Uma primeira possível explicação para o resultado obtido é que à medida que os indivíduos ficam mais velhos, tornam-se menos suscetíveis a influências emocionais. Outra possível explicação para o resultado é que os indivíduos mais velhos, por estarem em semestres mais avançados – conforme confirmado pelo teste de correlação entre semestre e idade –, possuem maior conhecimento teórico capaz de tornar sua análise mais imparcial e racional.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordInformação contábilpt_BR
dc.subject.keywordFinanças comportamentaispt_BR
dc.titleEfeito adulação na contabilidadept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2017-03-16T16:00:08Z-
dc.date.available2017-03-16T16:00:08Z-
dc.date.submitted2016-11-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/16270-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
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