Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/1626
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2009_AnaMariaMallmannCosti.pdf687,61 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Contribuição para a gestão financeira de empresas públicas federais sob o enfoque do modelo dinâmico
Autor(es): Costi, Ana Maria Mallmann
Orientador(es): Silva, Paulo Henrique Feijó da
Assunto: Empresas públicas - finanças
Administração financeira
Data de apresentação: 2009
Data de publicação: 28-Mar-2011
Referência: COSTI, Ana Maria Mallmann. Contribuição para a gestão financeira de empresas públicas federais sob o enfoque do modelo dinâmico. 2009. 87 f. Monografia (Especialização em Orçamento e Finanças)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
Resumo: O objetivo deste trabalho é contribuir para a problemática de avaliação do desempenho financeiro das empresas públicas estatais federais controladas pelo DEST. Dentro deste escopo, buscou-se identificar o comportamento de um conjunto de empresas dos setores do comércio varejista e de transportes, e se há ligação entre os indicadores da metodologia Fleuriet e a Necessidade de Financiamento Líquido possuíam maior valor agregado do que aquelas classificadas nos tipos Insatisfatória, Ruim e Péssima. Para a formulação e obtenção dos resultados, buscou-se uma fundamentação teórica dos aspectos relativos à gestão financeira precedida de uma revisão de literatura sobre o modelo analítico utilizado por Michel Fleuriet que, através da mensuração de suas variáveis características, proporciona uma análise dinâmica da gestão e perfil financeiro das empresas, e classifica sua saúde financeira em 6 categorias. O trabalho investigativo utilizou dados de 26 empresas que compõem os setor de Demais do Setor Produtivo Estatal, controlado pelo DEST. Os resultados obtidos indicaram que a metodologia do Modelo Fleuriet é aplicável ao acompanhamento do desempenho financeiro das estatais federais.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, 2009.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2009.TCC.1626
Aparece na Coleção:Orçamento e Finanças



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.