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dc.contributor.advisorMarques, Carla Pintas-
dc.contributor.authorCarvalho, Leonardo de Souza Lourenço-
dc.identifier.citationCARVALHO, Leonardo de Souza Lourenço. VER-SUS Brasil e a formação profissional em saúde: um estudo de caso no Distrito Federal no ano de 2016. 2016. 58 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Saúde Coletiva)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Cieilândia, Curso de Saúde Coletiva, 2016.pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa tratou sobre a relevância do projeto VER-SUS Brasil para a formação profissional em saúde. A formação profissional em saúde ainda se encontra no modelo tradicional de ensino onde existe pouca integração com os aspectos práticos relacionados diretamente a realidade dos serviços de saúde do SUS. O projeto do VER-SUS tem por objetivo complementar a formação dos graduandos de cursos da área dasaúde de modo a propiciar a oportunidade de vivenciar a realidade do SUS em sua totalidade, estimulando debates críticos e reflexivos entre os participantes. Tendo como objeto de pesquisa os relatórios produzidos pelos participantes da 2ª Edição do VER-SUS Brasil no Distrito Federal em janeiro de 2016, tem-se como objetivos a verificação do perfil dos participantes, cumprimento da proposta do VER-SUS no DF e a investigação sobre aspectos relevantes para a consolidação do projeto como ferramenta de incentivo a formação profissional para o SUS.Os resultados apontam a prevalência de estudantes do sexo feminino, do curso de Saúde Coletiva, residentes do Distrito Federal e estudantes da Universidade de Brasília. Aspectos como compreensão da proposta do VER-SUS Brasil e o estimulo para formação profissional comprometida com o Sistema Único de Saúde são os mais prevalentes nos relatórios. Existe a necessidade de melhorar a divulgação do projeto em todas as instituições formadoras (particulares e públicas), pois possui relevância para a formação dos profissionais de saúde por proporcionar outros cenários de aprendizagem que vão além da sala de aula.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducação em saúdept_BR
dc.subject.keywordProfissionais de saúdept_BR
dc.subject.keywordSistema Único de Saúde (Brasil)pt_BR
dc.titleVER-SUS Brasil e a formação profissional em saúde: um estudo de caso no Distrito Federal no ano de 2016pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2017-03-16T14:01:54Z-
dc.date.available2017-03-16T14:01:54Z-
dc.date.submitted2016-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/16255-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1The present research focused on the relevance of the project VER-SUS Brazil for professional training in health. The professional training in health is still found in the traditional model of education where there is little integration with the practical aspects directly related to the reality of SUS health services. The aim of the VER-SUS project is to complement the training of graduates of health courses in order to provide the opportunity to experience the reality of SUS in its entirety, stimulating critical and reflective debates among participants. Having as a research object the reports produced by the participants of the 2nd Edition of VER-SUS Brazil in the Federal District in January 2016, the objectives are to verify the profile of the participants, fulfillment of the VER-SUS proposal in the Federal District and research On aspects relevant to the consolidation of the project as a tool to encourage professional training for SUS. The results indicate the prevalence of female students, of the Public Health course, residents of the Federal District and students of the University of Brasília. Aspects such as understanding the proposal of VER-SUS Brazil and the stimulus for professional training committed to the Unified Health System are the most prevalent in the reports. There is a need to improve the dissemination of the project in all training institutions (private and public), because it has relevance for the training of health professionals by providing other learning scenarios that go beyond the classroom.pt_BR
Aparece na Coleção:Saúde Coletiva - Campus UnB Ceilândia



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