Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16225
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_ElisUchoaDeLima_tcc.pdf521,81 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A abordagem comunicativa nos materiais didáticos de PBSL
Autor(es): Lima, Elis Uchôa de
Orientador(es): Pires, Flávia de Oliveira Maia
Assunto: Português do Brasil como Segunda Língua (PBSL)
Material didático
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 13-Mar-2017
Referência: LIMA, Elis Uchôa de. A abordagem comunicativa nos materiais didáticos de PBSL. 2016. 47 f., il. Monografia (Licenciatura em Letras Português do Brasil como Segunda Língua) — Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Este trabalho é o resultado da análise de materiais didáticos de acordo com a abordagem comunicativa, com o foco no processo de desenvolvimento da fala, da escrita e da leitura. O público alvo do material da análise é o estudante que quer aprender o português do Brasil como segunda língua ou língua estrangeira. Para chegar a análise do trabalho utilizamos os princípios da abordagem comunicativa e questões sobre o que é abordagem, método e técnica. Em seguida, apresenta-se uma análise de materiais didáticos de segunda língua que tenham um foco no desenvolvimento da fala, da escrita e da leitura considerados como de abordagem comunicativa. Como metodologia utilizamos a Ficha de Avaliação do Livro Didático, adaptada de DIAS (2004) e de FAULSTCH (1998) para verificar se o livro cumpre ou não com a proposta comunicativa e se ele atende algumas necessidades básicas do aprendiz de L2 ou LE. Por fim, é apresentada considerações finais para a elaboração de um material didático que se propõe contemplar, de acordo com a abordagem comunicativa, a fala, a escrita, a leitura, assim como utilização de hiperlinks, a multimodalidade, a apresentação da variação linguística e cultural do Brasil.
Informações adicionais: Monografia (graduação) — Universidade de Brasília, Departamento de Linguística, Português e Línguas da Clássicas, 2016.
Aparece na Coleção:Letras - Português do Brasil como Segunda Língua



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons