Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/16221
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_HelenCristinaRibeiro_tcc.pdf6,81 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Ensino de língua portuguesa para nível fundamental : água para quem tem sede
Autor(es): Ribeiro, Campos Helen Cristina
Orientador(es): Faulstich, Enilde Leite de Jesus
Assunto: Língua portuguesa - estudo e ensino
Ensino fundamental
Competência linguística
Tipologia (Lingüística)
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 10-Mar-2017
Referência: RIBEIRO, Campos Helen Cristina. Ensino de língua portuguesa para nível fundamental: água para quem tem sede. 2016. 149 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Letras Português do Brasil como Segunda Língua)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Objeto deste estudo são as classes gramaticais e a tipologia textual que tenham relação com textos midiáticos, a fim de ensinar ao estudante as técnicas de argumentar, analisar, criticar, refletir e desenvolver estruturas da língua. Os objetivos são: i) ampliar a capacidade do estudante de convencer o interlocutor sobre determinado fato ou opinião em textos diversos; ii)desenvolver o ensino de classes gramaticais em textos diversos; iii)desenvolver a escrita, conforme tipologias textuais, em vista da competência linguística do aprendiz. Como resultado, esperamos oferecer caminhos para que o professor atue como mediador do conhecimento e ensine o aluno a usar diferentes formas da língua, para que ele tenha autonomia no processo de compreensão da língua em contextos diversos. Diante disso, tem-se a necessidade de que o estudante de português de nível fundamental tenha acesso à tipologia textual, bem como consiga compreender a língua em vários contextos de uso.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2016.
Aparece na Coleção:Letras - Português do Brasil como Segunda Língua



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons