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https://bdm.unb.br/handle/10483/16175
Título: | Análise da eficiência operacional dos aeroportos brasileiros entre os anos de 2009 e 2012 |
Autor(es): | Ivanowski, Jonas de Oliveira |
Orientador(es): | Freire, Fátima de Souza |
Assunto: | Desempenho operacional Indicadores de desempenho Aeroportos |
Data de apresentação: | 2016 |
Data de publicação: | 6-Mar-2017 |
Referência: | IVANOWSKI, Jonas de Oliveira. Análise da eficiência operacional dos aeroportos brasileiros entre os anos de 2009 e 2012. 2016. 58 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. |
Resumo: | O objetivo principal do trabalho foi analisar a evolução do índice de eficiência operacional dos aeroportos brasileiros, assim como verificar quais variáveis econômicas tiveram impactos positivos e negativos sobre o resultado. O índice de eficiência calculado pela Anac leva em consideração o montante de passageiros e cargas processados e os gastos do aeroporto em cada ano, tais como pessoal, material de consumo, despesas administrativas, impostos e encargos sociais. Foram coletadas informações do índice de eficiência operacional dos 17 principais aeroportos administrados pela Infraero, além do preço do dólar, preço do petróleo e PIB do país durante o período de 2009 a 2012. As informações foram extraídas dos relatórios de desempenho operacional dos aeroportos, publicados pela Anac e também do relatório financeiro dos aeroportos da Infraero. Foram feitas análises nas variações dos custos operacionais e na evolução do indicador Work Load Unit (WLU) dos aeroportos selecionados. Conclui-se que a média do índice de eficiência operacional dos aeroportos tem aumentado entre o período de 2009 a 2012, passando de 51,36 para 63,68, respectivamente, representando uma variação de quase 24%. O PIB brasileiro, a taxa de câmbio entre dólar e real, o preço médio internacional do barril de petróleo são fatores que ajudam a explicar tal melhora no índice de eficiência, pois as variações observadas de tais fatores influenciaram no aumento de passageiros transportados. O crescimento da demanda do transporte aéreo frente ao modal rodoviário foi outro fator relevante que auxiliou para que houvesse crescimentos de tais índices de desempenho operacionais. |
Informações adicionais: | Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Bacharelado em Ciências Contábeis, 2016. |
Aparece na Coleção: | Ciências Contábeis
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