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Título: A380 : requisitos para viabilizar a operação comercial de passageiros no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro, Maestro Antônio Carlos Jobim
Autor(es): Gomes, Adolfo Francisco
Noutel, Emília da Cruz
Orientador(es): Silva, Adyr da
Assunto: Aeroportos
Aeronaves
Aeronáutica comercial
Infraestrutura aeroportuária
Data de apresentação: 21-Out-2005
Data de publicação: 24-Mar-2011
Referência: GOMES, Adolfo Francisco; NOUTEL, Emília da Cruz. A380: requisitos para viabilizar a operação comercial de passageiros no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro, Maestro Antônio Carlos Jobim. 2005. 65 f. Monografia (Especialização em Gestão da Aviação Civil)-Universidade de Brasília, Brasília, 2005.
Resumo: Com a crescente demanda pelo transporte aéreo mundial, a Airbus grande fabricante de aeronaves, transformou em realidade a concepção do VLA, “very large aircraft”, projetou e está fabricando a aeronave A380. Seu objetivo, no mercado de transporte aéreo, é minimizar os congestionamentos de passageiros e cargas existentes nos grandes aeroportos. Neste contexto, insere-se o objeto de estudo deste trabalho que buscou analisar quais fatores impactantes poderão trazer a operação comercial de passageiros desta aeronave para o Brasil, particularmente no Aeroporto do Galeão. Mesmo tendo sido auferido vantajosamente durante o processo de fabricação da aeronave os requisitos básicos de funcionalidade, autonomia, conforto e segurança à sua operação, seu tamanho, capacidade de transporte e evolução tecnológica incorporada distinguem-na das demais aeronaves e levanta indagações quanto à possibilidade de operacionalização sem restrições de vôos empregando a infra-estrutura instalada no Aeroporto do Galeão. Então, para alcançar maior compreensão sobre o assunto foi realizado aprofundamento teórico com base na legislação internacional e nacional vigente e publicações técnicas do fabricante, buscando transportar a teoria para uma visão operacional no Aeroporto. Para consolidar com realismo este embasamento teórico, foram entrevistados funcionários e profissionais que atuam no Aeroporto do Galeão, bem como funcionários do Sistema de Aviação Civil ligados diretamente à regulação do transporte aéreo e à aplicação da legislação aeroportuária. Ao analisar os resultados obtidos com a pesquisa, conclui-se que os requisitos para viabilizar o A380-800 em operação comercial de passageiros no Aeroporto do Galeão tem baixo nível de complexidade. Além disso, é financeiramente viável, em virtude da concepção do Aeroporto ter sido detalhadamente planejada e executada com visão prospectiva de longo prazo, demandando desta forma investimentos mínimos em adaptações. O Aeroporto do Galeão é uma demonstração de como um bom planejamento aeroportuário atende demanda crescente de passageiros e carga, e também leva à eficácia para adequação, quando na possibilidade da entrada em operação de equipamentos de grande dimensão, capacidade de transporte e tecnologicamente evoluídos. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
In response to the growing air transport demand worldwide, the European aircraft manufacturer Airbus designed and built the A380 aircraft. Its main objective is to minimize existing passenger and cargo congestion in large airports. The object of this study is inserted in this context in an attempt to analyze the impact that the passenger commercial operation of this aircraft might bring to Galeão Airport. Even after the studies carried out by Airbus related to functionality, comfort and safety in operation, size, transport capacity and incorporated technological evolution, which are characteristics that distinguish this aircraft from others, questions related to scheduled or charter flights operation feasibility using the infrastructure available in Galeão Airport are still not answered. Thus, to bring light into the matter, a study based on current national and international legislation and technical publications edited by the builder, was carried out with the objective of finding an operational approach to the matter based on theoretical basis. To bind this theoretical foundation, interviews were made with professionals working in the Galeão Airport operation sector as, well as with Civil Aviation System professionals dealing directly with the application of airport legislation. The conclusion reached after analyzing the results in this study is that requirements to make feasible the passenger commercial operation of the A380-800 in Galeão Airport involve low level of complexity for adaptation it. Besides, it shows that it is financially feasible, due to Airport’s conception that counts with a prospective long term view, demanding minimum investments for enlargement to support more operations. Galeão Airport is an example of well made airport planning and construction responding to growing passenger and cargo demand, allowing for more efficient adaptation to new realities in the eventuality of new serving large aircraft, as the A380 with greater capacity and technological development, coming into operation.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Centro de Formação de Recursos Humanos em Transportes, 2005.
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